Sem categoria

Disco mais vendido, Thriller de Michael Jackson faz 25 anos

Em plena avalanche de rumores sobre a possível gravação de um novo álbum de Michael Jackson e da volta de sua banda de irmãos, os Jackson Five, no próximo ano, o rei do pop comemora o 25º aniversário de Thriller, o disco mais vendido da história,

Mais de 100 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, oito prêmios Grammy e quase 60 discos de platina são alguns dos números espetaculares alcançados por Michael Jackson com o álbum – que deixou para a posteridade sucessos como a faixa-título do disco, Billy Jean e Beat it.


 


Sete das nove canções chegaram ao ''top ten'' nos Estados Unidos. Sem contar um videoclipe magistral de 14 minutos, filmado por John Landis, no qual Jacko se transforma em zumbi sem perder o ritmo de seu bailar particular e tendo a sinistra voz de fundo de Vincent Price.


 


Antes de triunfar com Thriller, Jackson não era um desconhecido. Àquela altura, já havia gravado quase vinte discos com The Jacksons e The Jackson Five, assim como o primeiro disco solo, Off the wall.


 


O sucesso chegou com Thriller graças ao trabalho conjunto de Michael Jackson e do produtor Quincy Jones para criar um estilo sem precedentes, que misturou a música disco a ritmos urbanos, como o rap e o hip hop, acompanhado de coreografia até então nunca vista.


 


Embora tenha conseguido manter seu status de estrela mundial com os discos Bad, de 1987, e Dangerous, em 1991, muitos consideram que aquele 1º de dezembro de 1982, dia em que Thriller foi posto à venda, foi o início do declive de sua carreira profissional, e que sua discografia posterior jamais superou a qualidade deste álbum.


 


O auge do sucesso foi também o de suas conhecidas excentricidades. Jackson se empenhou em tentar eliminar todo traço físico similar aos de seu pai, Joseph Jackson, o que o levou a mudar a cor da pele e a submeter-se a dezenas de operações que desfiguraram sua cara.


 


No entanto, o verdadeiro declive pessoal de Michael Jackson começou no final da década dos 90, com dois matrimônios falidos em suas costas, a briga na Justiça com Sony e Tommy Motola pelos direitos de exploração de parte do catálogo musical dos Beatles e seu delicado estado de saúde, que o levou a se esconder em seu rancho californiano 'Nerverland'.


 


Sua convivência com crianças e adolescentes desatou um escândalo sem precedentes em 2003, quando em uma reportagem de TV intitulada Living with Michael Jackson o artista reconhecia seu interesse em dormir acompanhado por crianças.


 


No fim do mesmo ano, a polícia americana o prendeu por um total de dez acusações, todas relacionados a um menino de 13 anos: quatro de pederastia, uma por tentativa de pederastia, quatro por supostamente ter produzido embriaguez com fins lascivos e uma de seqüestro, feitos que supostamente ocorreram entre fevereiro e março de 2003, em seu rancho.


 


A ponto de completar 50 anos, e após sete longe dos palcos, Jackson pode regressar no próximo ano com um novo álbum, já que, segundo confirmou o artista em uma entrevista à MTV há três semanas, passa ''dias inteiros em estúdio'', ainda que não tenha especificado se lançará um novo trabalho.