Pesquisa mostra força de Edvaldo, diz deputada

A deputada estadual Tânia Soares (PCdoB-SE) disse na Assembléia Legislativa que o resultado da pesquisa do Instituto Padrão, relacionada a sucessão municipal de 2008, indica a força que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), tem junto à popul

Apesar da sucessão eleitoral para a prefeitura estar distante, a imprensa sergipana já começa a explorar o assunto. “O tema ‘eleições’ ainda não está na pauta do cidadão comum, não faz parte do cotidiano das pessoas. Portanto, apesar da pesquisa ser divulgada em números absolutos, podemos afirmar que o número de indecisos hoje é um número muito grande. As pessoas só poderão se definir num período mais próximo às eleições; é assim que tem sido historicamente!”, disse Tânia.


 


No último dia 3, foi divulgada no programa “Jornal da Ilha”, do radialista e deputado Gilmar Carvalho, pesquisa que coloca o atual prefeito de Aracaju com a preferência de 26% do eleitorado aracajuano, apesar do seu possível concorrente, o ex-governador João Alves Filho (DEM), aparecer com 44% das intenções de voto.


 


Ela considerou natural o nome do ex-governador aparecer bem na pesquisa. “João está na cena política há 40 anos e vem de um processo eleitoral que teve seu nome amplamente visível em todo o Estado. Não conseguiu se reeleger, mas marcou fortemente a disputa de 2006. É natural que na hora de uma consulta popular o nome dele esteja ainda na cabeça do eleitor”, afirmou.


 


Tânia lembrou que estamos longe das eleições de 2008 e ressaltou a satisfação do PCdoB em ter, um ano antes do pleito, um nome expressivo e com ampla perspectivas de ascensão. “Praticamente a um ano do pleito, sem fazer campanha e somente administrando bem a cidade, ele está muito bem na pesquisa que inclusive demonstra uma ampla possibilidade de crescimento. Do ponto de vista da coligação que dá sustentação à prefeitura de Aracaju e ao governo do Estado, Edvaldo Nogueira é o melhor nome para enfrentar qualquer candidato”.


 


A análise da deputada está baseada também em outras performances de campanhas, a exemplo de João Augusto Gama, em 96, que iniciou a campanha com percentuais acanhados e venceu as eleições para prefeito. “O próprio candidato Marcelo Déda, em 2000, iniciou sua campanha junto com Edvaldo Nogueira, ostentando números que não passavam de 10%, enquanto Valadares [senador Antonio Carlos Valadares], naquele pleito, apresentava percentual acima de 40% e nós sabemos o resultado daquelas eleições”. O vencedor foi Marcelo Déda.


 


A deputada também relacionou diversas obras da atual administração, como, por exemplo, três novas escolas de alto padrão nos bairros Santa Maria, Coqueiral e Coroa do Meio; ressaltou sobre a entrega de 926 residências do PAR (Programa de Arrendamento Residencial). Ela anunciou, ainda, a captação de R$ 98 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que vai permitir a urbanização dos bairros Santa Maria e Coqueiral, beneficiando cerca de 65 mil pessoas e a construção de duas mil casas.