Eleições gerais em Cuba avançam com informações detalhadas
A Comissão Eleitoral Nacional (CEN), que prepara a segunda etapa das eleições gerais em Cuba, recebeu neste domingo (24) uma informação detalhada sobre as listas de eleitores que serão emitidas para o próximo 20 de janeiro.
Publicado 24/12/2007 20:48
Nesse dia serão eleitos os mil 291 delegados às assembléias provinciais do Poder Popular e 614 deputados ao Parlamento, por um período de cinco anos, depois de um processo de nomeação pela população e as organizações de massas da ilha.
A presidenta da CEN, María Esther Reus, confirmou recentemente que cotejar esses documentos constitui uma das tarefas mais importantes que das autoridades encarregadas dos preparativos da votação.
Essas listas contêm os dados fundamentais de todos os cidadãos maiores de 16 anos com capacidade legal para exercer o voto sem distinção de raça, gênero nem procedência social, com exceção dos sancionados por delitos e incapacitados mentais.
Reus explicou que se trata do número de ordem, nome e sobrenome do eleitor, data de nascimento e domicílio.
Aumento na participação
Como resultado da conciliação realizada pelas comissões eleitorais de circunscrições e os escritórios municipais da carteira de identidade, contar-se-á com um reporte em tempo real de como marcha a atualização e daí as modificações a serem feitas.
Dito processo começou no passado 20 de novembro para formar e verificar o Registro de Eleitores com os futuros votantes em cada demarcação.
Não obstante, para as eleições de 20 de janeiro ter-se-ão em conta inscrições excepcionais para facilitar o voto daqueles cidadãos que por causas estritamente justificáveis e autorizadas pela CEN, não o podem fazer em seu lugar de residência.
Assim mesmo, para esse dia prevê-se um aumento nas 37 mil 749 mesas de votações, com a instalação de outras 600 para assumir aos eleitores que durante o sufrágio se encontrem em lugares de passagem como terminais aéreos, de ônibus e centros de férias.