PCdoB-Belém se organiza para a passeata do dia 26

Plenária dos comunistas belenenses com a presença de Wander Geraldo (presidente da CONAM) e de Neuton Miranda (presidente do PCdoB-PA), debate a mobilização dos comunistas para a passeata do Dia de Ação Global (26 de janeiro).

     No processo de construção do Fórum Social Mundial 2009, nesta quinta-feira (24) os comunistas de Belém-PA se reuniram para debater a participação organizada do PCdoB na passeata que acontecerá no dia 26 de janeiro, no chamado ''Dia de Ação Gllobal''.     Mais de 60 militantes e dirigentes de entidades atenderam ao chamado da direção municipal do partido e participaram dos debates.


     Wander Geraldo, presidente da CONAM e membro do Comitê Central do PCdoB,  abriu os debates expondo a linha ascendente de participação dos comunistas no Fórum Social Mundial. Disse ainda que com o recrudescimento das forças progressistas por toda a América Latina (principalmente), o terreno da luta política no seio do FSM ganha cada vez força. Conclui dizendo que é tarefa dos comunistas ajudar numa politização cada vez maior dos debates que acontecem e que o partido de Belém tem uma tarefa muito importante pela frente.


     Neuton Miranda, presidente do PCdoB-PA, reforçou a intervenção de Wander, mostrando como a construção do Fórum Social Mundial pode ajudar a construir um clima de mais mobilização e politização nos movimentos sociais organizados de Belém. Lembra que o terreno da luta ideológica se dará com muita força por conta do Fórum acontecer na Amazônia Brasileira.


     Alan Frick, um dos coordenadores do CEBRAPAZ-PA e Secretário de Comunicação do PCdoB-Belém , fez um breve relato da forma como os debates sobre o Fórum vem se dando nos mais diversos GTs. Lembrou também que o conjunto dos movimentos sociais estão participando da construção do Fórum, e que uma grande disputa sobre concepção das formas de luta como de percepção da conjuntura regional, nacional e mundial, estará em jogo.


     Leila Márcia, presidente municipal do PCdoB-Belém, fechou o debate encaminhando as propostas e idéias que surgiram durante as intervenções de dos participantes, as tarefas foram distribuídas e as vozes, uníssonas, entoavam vivas ao Partido Comunista do Brasil.