Rádio Vermelho – Vamos apagar os 26 anos sem crescimento
No seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, o presidente Lula destacou os índices de crescimento do Brasil em 2007.
Segundo o presidente ''os dados mostram que aconteceu exatamente aquilo que todas as pessoas de bom senso no Brasil
Publicado 28/01/2008 12:37
Veja o comentário do presidente Lula:
Apresentador: Presidente o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] divulgou, na semana passada, uma pesquisa que trás um retrato do desemprego no país. O que que os dados mostram?
Presidente: Luiz, os dados mostram que aconteceu exatamente aquilo que todas as pessoas de bom senso no Brasil estavam esperando que acontecesse. Que a economia crescesse. Ela crescendo, ela geraria empregos. Gerando empregos, ela melhoria a renda das pessoas. Lamentavelmente no Brasil, nós temos um setor muito minoritário que passa dias, semanas e meses torcendo para que as coisas não dêem certo no Brasil. Ou seja, acontece que as coisas estão dando certo no Brasil, porque a vontade do povo brasileiro, a vontade dos empresários brasileiros e o acerto das coisas que estamos fazendo juntos está provando que o Brasil, bem administrado, pode dar certo. Nós estamos fazendo aquilo que todo governante deveria ter feito. E eu trabalho com a perspectiva de que a gente tenha um longo período de crescimento econômico no Brasil para que a gente apague os 26 anos de baixo crescimento que nós tivemos no Brasil. Então, o emprego está crescendo bem, o rendimento médio do trabalhador cresceu 7,7%, o percentual de pessoas ocupadas com carteira assinada passou de 39,7 em 2003 para 42, 4 em 2007. As taxas de desocupação também tiveram uma queda extraordinária, chegando a 7,4 em dezembro de 2007. Foi a menor. Agora, eu não estou satisfeito com isso, Luiz. Eu quero mais. Nós temos condição de produzir mais. É por isso, que este ano nós vamos começar, já no final de março, a terraplanagem da Copperj [Companhia do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro] no Rio de Janeiro, que é o maior polo petroquímico que vamos ter no Brasil. A refinaria de Pernambuco já está em terraplanagem, os estaleiros já estão sendo construídos, os navios estão sendo construídos, a ferrovia Norte/Sul está andando a todo vapor, a ferrovia Transnordestina nós agora fizemos convênio com os três governadores dos estados beneficiados. Vai andar rapidamente. Então, eu estou convencido que as coisas estão bem arrumadas. Agora, é só a gente continuar fazendo as coisas certas que o Brasil vai dar um salto de qualidade, os empregos vão acontecer, os salários vão acontecer. Afinal de contas, é para isso que nós brigamos tanto para chegar à presidência da República. Eu acho que o Congresso Nacional também quer isso. Eu acho que a sociedade deseja isso. Os trabalhadores reivindicam isso há décadas. E eu penso que a oposição precisa começar a compreender que é importante ela também começar a torcer para que as coisas boas aconteçam no Brasil.
Edição: Gustavo Alves
Produção e sonoplastia: João Pedro Paiva