Fortaleza instala Conselho Municipal do Turismo

O Conselho terá 45 conselheiros, que irão implementar a Política Municipal de Turismo, órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento.

Está oficialmente instalado em Fortaleza o Conselho Municipal de Turismo. A solenidade aconteceu na manhã de sexta-feira (25), no Hotel Blue Tree, ocasião em que foi lançado o Programa de Qualificação Profissional do Turismo.


 


 


Criado no ano passado por decreto da prefeita Luizianne Lins (nº 12039), o Conselho Municipal de Turismo é formado por 45 conselheiros. O objetivo é implementar a Política Municipal de Turismo junto à Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), como órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento.


 


 


“Diferente do Conselho Estadual de Turismo, que é uma instância organizacional, cabe também ao Conselho Municipal olhar para a Setfor na aplicação das políticas públicas do setor”, ressaltou o titular da pasta, Henrique Sérgio Abreu, referindo-se aos conselheiros presentes como colegas de trabalho. Os conselheiros são representantes do poder público municipal, estadual, federal, comunidade científica, instituições e associações privadas e de classe, ONGs e bancos públicos.


 


 


De acordo com Henrique Sérgio Abreu, a instalação do Conselho é um momento histórico que faz parte do processo de criação da Setfor, que se iniciou em 2006, com a estruturação física e de pessoal. “É como um quebra-cabeça, em que se monta a imagem da secretaria e do turismo na capital”, definiu. O evento contou com a presença dos representantes do Ministério do Turismo (MTur), o chefe de Gabinete da Ministra Marta Suplicy, Mário Moysés; a coordenadora do Programa Turismo Sustentável, Elisabeth Bahia; a Diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Tânia Brizola; e o coordenador do Programa de Qualificação, Valdir Cardoso.


 


 


Mário Moysés destacou as ações do Ministério nos âmbitos nacional e internacional e disse que o Conselho Municipal de Turismo representa um salto de qualidade para a atividade turística em Fortaleza, junto com o programa de qualificação que começa agora. Já Tânia Brizola referiu-se à capital cearense como “a líder do produto turístico Ceará, sendo um destino de referência e um dos principais destaques dentre as 20 regiões turísticas do Brasil”. Ela ressaltou ainda que o grande desafio das políticas de turismo em Fortaleza é diversificar o produto e pensar no seu entorno.


 


 


O próximo passo do Conselho Municipal de Turismo será a criação do seu regimento interno, contendo a metodologia de funcionamento e estrutura formal, função que será realizada por uma equipe coordenada pela Setfor. O secretário Henrique Sérgio disse aos conselheiros que procurassem conhecer as linhas mestras das políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza e estudar as funções da Setfor.


 


 


Em seguida, o coordenador de Planejamento e Informações da Setfor, Rafael Cordeiro, fez uma apresentação do Programa de Qualificação Profissional do Turismo. Dividido em quatro etapas, os cursos são destinados a 7.000 profissionais da cadeia produtiva do turismo. O investimento total do programa é de R$ 1,3 milhões, convênio assinado entre Prefeitura de Fortaleza, por meio da Setfor, e União, através do Ministério do Turismo.


 


 


Mais informações com a assessora de imprensa da Setfor, Luciana Cavalcante, no telefone 3105-1518.