Guaramiranga já está em clima de Jazz & Blues

Na sexta-feira, dia 1º, Guaramiranga já começa a receber boa parte dos visitantes para quatro dias de jazz, blues e música instrumental, enquanto o país vive o clima de carnaval. De 02 a 05 de fevereiro, as ruas da cidade serrana cearense, os palcos do te

Os patrocinadores também promovem ações paralelas, tudo em consonância com a beleza da serra, a preservação da vegetação nativa e a riqueza da música que vai embalar a nona edição do Festival Jazz & Blues.


 


 


E Guaramiranga já está em clima de Jazz & Blues. A cidade se preparou para mais uma edição, deste que é um dos principais eventos realizados anualmente na cidade do Maciço de Baturité. Entre os preparativos da prefeitura da cidade, através das secretarias de Planejamento e Obras, Turismo, Saúde e secretaria da Cultura, as praças receberam tratamento especial, com árvores podadas e bancos pintados. Lixeiras especiais foram instaladas para a coleta e pequenos volumes de lixo. No corredor principal da cidade, uma equipe de limpeza foi montada para preservar a limpeza dia e noite. Nas ruas da cidade, está sendo realizada a limpeza geral, com a retirada de entulhos e a pintura do meio-fio.


 


 


Em Guaramiranga, parte dos shows acontece à noite no Teatro Rachel de Queiroz, mas há programação para todos. A escadaria da Igreja Matriz transforma-se em arquibancada para as apresentações no fim de tarde, tendo como cenário a bela vista da cidade. Um cortejo passa pelas ruas, saindo da Matriz em direção ao teatro, no sábado e na terça de carnaval.


 


 


Doação de Livros


 


 


O Festival Jazz & Blues está com uma campanha de arrecadação de livros de música, quadrinhos ou infantis para a Biblioteca de Guaramiranga. A cada três livros doados, ganha-se um cupom para concorrer a sorteios de artigos com a marca do evento.  É na biblioteca que funciona, de 02 a 05 de fevereiro, a loja do festival.


 


 


Com a campanha de arrecadação de livros, o Festival Jazz & Blues aproveita o grande número de visitantes que leva à cidade serrana, para agregar mais um benefício à população. Nos anos anteriores, estimulou plantio de mudas típicas. Dessa vez, incentiva a colaboração com o acervo da biblioteca, com livros que vão ser úteis para os jovens músicos do município, assim como para o desenvolvimento do hábito da leitura com mais títulos infantis.


 


 


As atrações do Festival este ano


 


 


A diversidade de sons é marca do Festival Jazz & Blues. Com jazz, blues, MPB e sons de instrumentos mais regionais, o Festival este ano leva aos palcos atrações locais, nacionais e internacionais reconhecidas mundo afora. É o caso de Jean Jacques Milteau, um “papa” do blues, considerado o melhor harmonicista de blues da Europa. Da África vêm os senegaleses Frères Guissé, que trazem a riqueza e a beleza de suas músicas originadas de várias tradições culturais do Senegal e do oeste africano.


 


 


Das cordas, vêm dois virtuoses: O violonista cearense Nonato Luiz, que tem mais de 30 discos próprios e músicas gravadas por violonistas dos Estados Unidos, China, França e Áustria. Em 2006 representou Brasil na França e na Coréia do Sul em Festivais de Virtuoses do Violão. Hamilton de Holanda recebeu da imprensa francesa o título de “príncipe do bandolim”. Em 2005 fez o show de lançamento oficial das comemorações do ano do Brasil na França, no MIDEM – Cannes, que é a principal feira de música do mundo, e conquistou com seu ousado CD solo “1 byte 10 cordas” o restrito título CHOC da mais importante publicação européia de música “Le Monde de la Musique”.


 


 


A MPB vem representada por dois grandes nomes: Ivan Lins, um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior, já participou de outros festivais e foi indicado ao prêmio Grammy. Danilo Caymmi vem pela segunda vez ao Festival. A primeira vez foi em 2005, quando homenageou Tom Jobim ao lado de Paulo e Daniel Jobim.


 


 


Os amantes do blues, além do francês Milteau, contarão com dois brasileiros: o carioca Jefferson Gonçalves tem sido uma referência em harmônica blues no país, daí ter conseguido uma linha com sua assinatura fabricada pela Hering Harmônicas. No festival grava seu primeiro DVD ao vivo. Felipe Cazaux é um dos mais atuantes guitarristas da nova geração de músicos do Ceará. Já se apresentou nos lendários clubes de blues Buddy Guy's Legends e Rosa's Lounge, ambos em Chicago (EUA).


 


 


Da cena jazzística local, o Festival leva ao palco o saxofonista Bob Mesquita, que começou como instrumentista erudito e enveredou pelo jazz. É atualmente componente e arranjador da Big Band Show Case e flautista da Orquestra Filarmônica Jovem do Ceará.  Também de Fortaleza participa Dunas Jazz Band, criada há um ano com a proposta de produzir música de alta qualidade, repertório diferenciado, com uma formação de quatro metais (tipo jazz combos americanos), base completa (baixo, guitarra, bateria e percussão), capaz de produzir um “som” de big band.


 


 


O Festival abre espaço também para os sons de raiz mais regional. É o caso dos pífanos, da zabumba, do tarol e dos pratos da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato (CE). Eles se apresentaram na França, como parte das comemorações do ano do Brasil em 2005, e em Portugal, por ocasião do aniversário do município português Crato. Em 2007 receberam a Ordem do Mérito Cultural do MINC. O regionalismo também está presente com acordeonista e professor Rodolf Forte, que tem atuado como um dos mais ferrenhos defensores do acordeão, explorando as diversas possibilidades de timbres e repertórios a partir da sanfona.


 


 


A voz feminina em 2008 estará representada pela paulistana Nicole Borger. Em abril de 2007 lançou seu terceiro CD, “Cantando Marias”, que tem sido bem recebido pelo público e em agosto último realizou espetáculos de lançamento também nos Estados Unidos.


 


 


Quem faz o Festival


 


 


O Festival Jazz & Blues acontece de 02 a 05 em Guaramiranga e de 07 a 09 em
Fortaleza, com apresentação do Projeto TIM Música. Patrocínio: Coelce, Indaiá, Richester, Cagece, Banco do Nordeste e Correios. Apoio cultural: TAM, Prefeitura de Guaramiranga, Governo do Estado do Ceará, Lei Rouanet, Governo Federal, Servis e BNB Clube. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação.


 


 


Projeto TIM Música


 


 


A TIM escolheu alguns dos melhores e mais consagrados eventos do calendário musical do país para ter a apresentação do Projeto TIM Música, entre eles, o Festival Jazz & Blues.  O projeto foi idealizado pela TIM por acreditar que a música ultrapassa fronteiras, diferenças culturais e sociais e é uma das mais fortes formas de comunicação entre as pessoas. Os objetivos do TIM Música são levar a música para dentro das escolas públicas como um instrumento de inclusão social; premiar a música brasileira em suas diversas manifestações; incentivar a descoberta de talentos e oferecer oportunidades para o público apreciar as mais variadas formas de música, nacionais e internacionais.


 


 


PROGRAMAÇÃO – GUARAMIRANGA*


 


Dia 02 (sábado)
Teatro Rachel de Queiroz
14h30 – Ensaio Aberto: Hamilton de Holanda
21h – Shows: Nonato Luiz / Hamilton de Holanda
Praça do Teatro
16h30 – Cortejo: Tambores de Guaramiranga
Em direção à Igreja Matriz
Escadaria da Igreja Matriz
17h – Show: Irmãos Aniceto
Escola Municipal Júlio Holanda
15h – Mini Cursos: Percussão (Vanildo Franco) e Gaita (Jefferson Gonçalves)


 


 


Dia 03 (domingo)
Teatro Rachel de Queiroz
14h30 – Ensaio Aberto: Frères Guissé
21h – Shows: Nicole Borger / Frères Guissé (Senegal)
23h – Show: Danilo Caymmi. Participação especial de Muri Costa
Escadaria da Igreja Matriz
17h – Novos Talentos: Grupo de São Gonçalo do Amarante / Show: Dunas Jazz
Band
Escola Municipal Júlio Holanda
10h – Oficina: Irmãos Aniceto
11h – Oficina: Nonato Luiz
15h – Mini Cursos: Percussão (Vanildo Franco) e Gaita (Jefferson Gonçalves)


 


 


Dia 04 (segunda)
Teatro Rachel de Queiroz
14h30 – Ensaio Aberto: Jean Jacques Milteau
21h – Shows: Jean Jacques Milteau e Manu Galvin (França) /Jefferson
Gonçalves
Escadaria da Igreja Matriz
17h – Novos Talentos: Grupo de Aquiraz / Show: Felipe Cazaux
Escola Municipal Júlio Holanda
10h – Oficina: Bob Mesquita
15h – Mini Cursos: Percussão (Vanildo Franco) e Gaita (Jefferson Gonçalves)


 


 


Dia 05 (terça)
Teatro Rachel de Queiroz
14h30 – Ensaio Aberto: Ivan Lins
21h – Shows: Bob Mesquita / Ivan Lins
Praça do Teatro
16h30 – Cortejo: Percussão
Em direção à Igreja Matriz
Escadaria da Igreja Matriz
17h – Novos Talentos: Grupo de Fortaleza / Rodolf Forte / Cortejo de
Sanfoneiros
Em direção à Praça do Teatro


 


Escola Municipal Júlio Holanda
10h – Oficina: Jefferson Gonçalves
15h – Mini Cursos: Percussão (Vanildo Franco) e Gaita (Jefferson Gonçalves)


 


 


PROGRAMAÇÃO – FORTALEZA*


 


Dia 07 (quinta)
BNB Clube
21h – Shows: Jean Jacques Milteau e Manu Galvin (França) /Jefferson
Gonçalves
Escola Viva Música Viva
15h – Workshop: Jean Jacques Milteau


 


 


Dia 08 (sexta)
BNB Clube
21h – Shows: Anna Canário e Edson Távora / Ivan Lins
Escola Viva Música Viva
10h – Workshop guitarra e gaita: Kleber Dias e Jefferson Gonçalves
15h – Workshop Flauta: Danilo Caymmi


 


 


Dia 09 (sábado)
BNB Clube
21h – Shows: Danilo Caymmi / Frères Guissé (Senegal)
Escola Viva Música Viva
15h – Workshop: Frères Guissé


 


 


*Programação sujeita a alteração.


 


 


SERVIÇO
Festival Jazz & Blues em Guaramiranga – De 02 a 05/02 (Carnaval) – Locais:
Teatro Rachel de Queiroz, Escadaria da Igreja Matriz, Escola Júlio Holanda e
Ruas da Cidade.
Festival Jazz & Blues em Fortaleza – De 07 a 09/02 (Pós-Carnaval) – Locais:
BNB Clube, Escola Viva Música Viva.