Lipa Xavier trata com Ministro do Trabalho caso Coteminas
Em reunião com o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, juntamente com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) e o sindicalista Lourival Soares, o vereador Lipa Xavier (PCdoB) entregou uma carta em nome da Comissão de Ética Parlamentar da
Publicado 24/02/2008 23:21 | Editado 04/03/2020 16:52
Na carta é feito um relato da situação da cidade, e do impacto que as 800 demissões terão na vida dos trabalhadores e na economia local.
O Ministro Carlos Lupi se mostrou sensibilizado com a situação, afirmando que ''cada trabalhador que é demitido é como se o próprio ministro responsável fosse um pouco demitido também.''
Comprometendo-se a entrar em contato com o presidente do Grupo Coteminas, Josué Cristiano Gomes da Silva, no mais tardar até a próxima semana, para tentar uma negociação que ponha fim às demissões, o ministro afirmou que ''vê grandes possibilidades de uma solução satisfatória'', dadas as boas relações que sempre manteve com o presidente da empresa.
Ao fim, protocolando o recebimento da carta entregue pelo vereador Lipa Xavier, afirmou que, caso não seja possível um entendimento para pôr fim às demissões, a alternativa seria o caminho legal, com base no que dispõe as Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Essas Convenções, cuja ratificação pelo Brasil já foi encaminhada pelo presidente Lula ao Congresso Nacional, estabelece condições bastante rigorosas contra as demissões imotivadas, como as que estão em curso na Coteminas.
Da Sucursal Montes Claros