Pela primeira vez, UJS de Minas tem uma mulher como presidente

Depois de participar das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a militância da União da Juventude Socialista de Minas Gerais realizou a sua plenária estadual. Na atividade foi feito um balanço do último período, traçou-se as metas para o futuro

A comemoração do dia da mulher foi a primeira atividade da militância da UJS-MG neste fim de semana. Entre panfletos e flores, cerca de 60 militantes da União da Juventude Socialista marcaram presença no ato realizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em Belo Horizonte. Depois a militância seguiu em caminha até a Escola Municipal Paulo Mendes Campos, na região leste da capital.


 


Com a presença de 18 municípios mineiros, deu-se início a mais uma plenária estadual da UJS-MG.  Na ocasião foram apontados os eixos programáticos e questões políticas referentes ao próximo congresso da UJS, apresentado pelo presidente nacional da entidade, Marcelo Gavião.


 


Política


A situação política brasileira a crise diplomática entre a Colômbia e o Equador foram um dos temas abordados por Marcelo na Plenária Estadual da UJS de Minas.


O crescimento da organização foi tratado como prioridade, as necessidades de aprimorar mais o trabalho dirigente e melhorar a comunicação interna foram temas também apontados.


 


Para Gavião, não há como consolidar uma entidade de massa sem ter milhões de jovens “A UJS  que queremos tem que refletir o universo de mais de 50 milhões de jovens brasileiros, tem de ser a UJS de milhões”. Foi bastante discutido a atuação da UJS de Minas nas suas diversas frentes, além de um rico debate sobre a conjuntura política atual.


 


Balanço


Patrícia Nogueira fez uma avaliação da atuação da UJS nos últimos meses e apresentou um balanço positivo na construção das conferências livres de juventude. A UJS mineira mergulha desde o início do ano na construção e preparação para a Conferência Nacional de Juventude. Em vários municípios mineiros é grande a participação da militância dos jovens socialistas na realização das conferências, se destaca o município de Coronel Fabriciano que realizou uma das maiores conferência do estado e contou com a presença de centenas de militantes da UJS.


 


Um balanço dos quase dois anos de gestão foi feito pelo presidente estadual da UJS-MG, Pedro Mourão Paiva. O crescimento organizacional e acertos políticos foram apontados por Mourão que na ocasião deixou a presidência da UJS, para voltar para sua cidade natal, Juiz de Fora, onde cumprirá outras tarefas políticas. Pedro fez a apresentação da proposta de nova diretoria executiva, aprovada depois por aclamação do delegados.


 


Mulher


Assume a UJS mineira a nutricionista Patrícia Nogueira de 24 anos. Patrícia é natural de Cuiabá (MT). Ex diretora na União Nacional dos Estudantes, presidente da UEE do estado do Mato Grasso e também da UJS do seu estado. Patrícia já tem como primeiro desafio construir  o maior congresso da UJS da historia de Minas.


 


Para a nova presidente a UJS deve se enraizar cada vez mais seu trabalho e expandir sua atuação para todos os lugares onde se encontram a juventude.  “A UJS tem que ser  referência para juventude, mostrar que o Brasil que temos não é o que a revista Veja mostra e que o país que queremos não é o que a direita quer”. 


 


Por uma feliz coincidência, Patrícia, primeira mulher a presidir a UJS em Minas, tomou posse no dia internacional da mulher. A deputada Jô Moraes, que recentemente assumiu a liderança do PCdoB na câmara, comemorou o fato de Patrícia tomar posse, e em tão importante dia para a militância emancipacionista.


 


Homenagem


No final da reunião uma homenagem foi prestada ao camarada  Pedro Mourão, que se despediu da UJS na ocasião. A militância de Pedro foi lembrada pela sua combatividade e dedicação a construção da União da Juventude Socialista em Minas. Uma grande salva de palmas foi puxada pela militância. Pedro agradeceu a todos e relembrou algumas passagens de sua militância.


 


No domingo pela manhã foi realizada uma conferência livre de juventude, que debateu a construção de mais políticas públicas e mais participação popular na construção e implementação dos programas voltados para a juventude. A parte da tarde foi dedicada a formação, Sérgio Danilo Miranda, presidente do Instituto Maurício Grabois, ministrou a aula sobre o socialismo no século XXI.


 


Questões aprovadas pela Plenária


 


– Regimento para o próximo congresso estadual


– Data do congresso – 16 a 18 de Maio


– Meta de filiação da UJS mineira para o próximo congressos –  20 mil filiados


– Nova Composição da Executiva


 


Nova Composição da Executiva Estadual da UJS-Minas Gerais


 


Patrícia Nogueira – Presidente Estadual


Fagner Senna (Tatu) – Vice Presidente


Viviene Adriana – Diretora de Organização


Lucas Rocha – Diretor de Formação


Pedro Leão (Pedrinho) – Diretor de Comunicação


Leonardo Rodrigues – Diretor de Cultura


Eric Maciel – Diretor de Meio Ambiente


Gabriel Lima – Coordenador do coletivo universitário


Mariana Alves – Coordenadora do coletivo secundarista


Diogo Santos – Presidente da UEE


Flavio Nascimento – Presidente da UCMG


 


De Belo Horizonte,


Pedro Leão