UEE-MG planeja ações da entidade para o próximo período

Menos de 24 horas depois da posse de seus novos diretores, a União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) já realizava sua primeira reunião. O encontro aconteceu no sábado (8), na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro-MG


O Deputado Estadual Carlin Moura (PCdoB-MG) foi convidado para realizar uma intervenção especial. Carlin começou falando da falta de investimento nos setores sociais e a exacerbação do governo do estado em publicidade. Segundo o deputado, apenas com campanhas publicitárias, o governo estadual já gastou 500% a mais que o ultimo governo, do governador Itamar Franco.


 


O baixo tributo pago pela exploração das jazidas de mineiro no estado foi outro ponto abordado pelo parlamentar. O debate seguiu com a participação de vários diretores e com uma última fala do deputado, que deu o seguinte recado: ''Entender os problemas de Minas é nossa tarefa, temos que fazer o movimento estudantil ser protagonista de mais lutas populares, conquistando cada vez mais vitórias para o nosso povo''.


 


Criticas a política econômica empregada pelo governo federal e políticas educacionais do governo Aécio deram o tom do debate que seguiu ao longo de todo o sábado. Já no domingo foi apresentada uma proposta para o planejamento de gestão a ser apreciada por toda a diretoria.


 


Bienal da UNE: Minas na disputa!


A reunião contou no com a Presença da diretora na UNE, Luana Bonone, última presidente da UEE. Luana apresentou os principais eixos da jornada de lutas da UNE para 2008, entre eles, a melhoria dos investimentos em educação, melhor qualidade do ensino e mais democracia. Bonone também comentou sobre a caravana de saúde da UNE que prevê diversas ações em Minas Gerais.


 


Durante a reunião foram dados alguns informes, entre eles se destaca a audiência realizada pelo presidente da UEE, Diogo Santos, com o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB), para tratar da reaslização da 6ª Bienal de Cultura da UNE na ciadade mineira


 


Angêlo, que é ex-secretário de Cultura do Estado, comemorou a possibilidade da Bienal da UNE ser sediada na terra dos inconfidentes. ''No que depender da prefeitura e de nossa cidade, a Bienal já tem endereço'', declarou.


 


O tesoureiro da UEE, Gabriel Lima, que também particou da reunião, comemorou a boa recepção do prefeito, dizendo que o acolhimento se deve a uma boa relação institucional da entidade, que deve ser ampliada caso a Bienal se realize na cidade histórica mineira. O informe foi dado aos diretores que receberam com entusiasmo o bom andamento das negociações para trazer a Bienal de Cultura para Minas Gerais. A próxima reunião da UEE acontece ainda essa semana, no próximo dia 13. Na pauta está a aprovação do projeto da próxima jornada de lutas.


 


 


 


De Belo Horizonte,


Pedro Leão