Evento celebra aniversário de Conselheiro
Com o objetivo de celebrar o aniversário de Antônio Conselheiro e destacar a importância do acesso à água para a população do semi-árido, a organização não-governamental Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq) realizará, aman
Publicado 12/03/2008 15:48 | Editado 04/03/2020 16:36
Na programação, debates, vídeos e programas de rádio serão realizados para discutir a vida de Conselheiro ligando-a aos povos do Sertão e destacando questões importantes como a proposta de transposição do Rio São Francisco. “O objetivo do Conselheiro Vivo é relacionar o tema das águas com o líder de Canudos considerando a trajetória histórica no semi-árido e o atual contexto que aponta para o futuro da população”, disse Neto Camorim, presidente da ONG. O projeto conta com o apoio da Frente Cearense Por Uma Nova Cultura das Águas e da Art Cores.
Entre as ações do evento, será realizado um debate com a agrônoma Regina Dias, da Frente Cearense Por uma Outra Cultura das Águas, e o historiador Frederico Castro Neves, doutor em História Social pela UFC, sobre a solidariedade dos povos do rio São Francisco.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA, DIA 13
12 horas – “Conselheiro e a solidariedade dos povos do São Francisco” – Debate nas emissoras de rádio. Com Regina Dias, agrônoma da Frente Cearense Por uma outra cultura das águas, e Frederico Castro Neves, doutor em História Social pela UFC.
14 horas – Vídeo “Transposição do Rio São Francisco: os cursos da privatização”, no auditório do Liceu. Com Regina Dias (Agrônoma) e integrantes da ONG Iphanaq.
19 horas – Vídeo e bate-papo sobre Conselheiro e o Rio São Francisco, no Colégio Assis Bezerra.
21 horas – Conselheiro Vivo com poesia e música – ponte metálica do Centro da Cidade.
Fonte: O Povo