Comemorações pelo Dia Internacional da Mulher movimentam interior baiano

Intensas comemorações marcaram, na Bahia, o Dia Internacional da Mulher. Em diversas cidades, de várias regiões do estado, debates, caminhadas, feiras e sessões especiais nas Câmaras Municipais lembraram a data, celebrada em todo mundo. Entre os principai

Fórum de Mulheres Pré-candidatas à Prefeitura de Barreiras


 


Em Barreiras, município no extremo Oeste do estado, a 871km de Salvador, o principal evento em celebração à data foi organizado pelo Fórum de Mulheres Pré-candidatas. A entidade, formada por Nilza Lima (PT), Kelly Magalhães (PCdoB), Bené Campos (PP) Tsylla Balbino (PV) e a deputada federal Jusmari Oliveira (PR), todas pré-candidatas à prefeitura, levou a discussão sobre a presença feminina no poder público às duas maiores feiras da cidade. Elas percorreram, no sábado e no domingo (08 e 09/03), a Feira Livre do Centro e a Feira de Barreirinha, realizando a caminhada batizada de “Lugar de Mulher é na Política”. Segundo Kelly Magalhães, vereadora pelo PCdoB, “Barreiras tem um sentimento muito forte de eleger uma mulher, por isso nossa iniciativa foi tão bem aceita”.


 


Chapa feminina


 


A vereadora e pré-candidata também afirma que essa é a primeira vez na história do município que as mulheres se organizam com o objetivo de eleger uma prefeita. Segundo ela, a intenção do Fórum é que, até o final de abril, seja definida uma chapa formada por mulheres, uma candidata a prefeita e uma a vice. “Nós estamos com a determinação de que, aquela que não tiver condições de vencer, apoiará a outra, especialmente aquelas que estão no arco de alianças do governo Wagner, e nós, do PCdoB, ocupamos atualmente uma posição privilegiada”, completa.


 


25 anos de lutas


 


A cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, contou com uma vasta programação, que começou na sexta-feira (07/03) com uma mesa redonda na Câmara dos Vereadores sobre o combate à violência contra a mulher. No mesmo dia, aconteceu o Chá Cultural,  no Sindicato dos Bancários, que homenageou os 100 anos de Olga Benário e foi seguido por um debate com o tema “Política: um espaço a ser conquistado pelas mulheres”. No sábado (08/03), aconteceu uma vigília pelos direitos das mulheres na Praça 9 de Novembro, acompanhada de uma exposição de artesanato e de fotos da luta da União de Mulheres de Vitória da Conquista (UMVC).


 


A entidade, que completa 25 anos em 2008, tem mais de 800 filiadas e é uma das mais importantes do segmento no estado. “Quando começamos, éramos praticamente sozinhas, hoje a luta pelos direitos das mulheres se tornou uma bandeira com visibilidade e que conta participação de diversas outras organizações” afirma Lídia Rodrigues, coordenadora da UMVC. A entidade também organizou, ainda no sábado, na sua sede, um show com Chico Paes e André Leone, para celebrar a data. Fechando as comemorações, acontece nesta quinta-feira (13/02), uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores da cidade.


 


Duas mil pessoas nas ruas de Irecê


 


Em Irecê, município do centro-norte baiano, mais de duas mil pessoas realizaram uma caminha, no sábado (08/03), que percorreu as principais ruas da cidade e se encerrou na Praça da Prefeitura. Lá aconteceu um ato público e foi servido um café da manhã, seguido da apresentação da filarmônica da cidade. O evento foi organizado pela União Brasileira de Mulheres, juntamente com secretarias municipais e as Pastorais da Juventude e da Criança. Encerrando as comemorações, aconteceu na segunda-feira (10/03) uma Sessão Solene na Câmara dos Vereadores em apoio à Lei Maria da Penha.


 


Ação Mulher em Itabuna
 


Também na sexta, em Itabuna, no Sul da Bahia, o Ação Mulher, evento que ofereceu gratuitamente às mulheres diversos serviços, levou milhares de pessoas à Praça José Bastos. Entre os stands mais visitados, estava o da União Brasileira de Mulheres (UBM), que destacou o lema  ''Mulheres: mais política e mais poder'' e prestou esclarecimentos sobre os direitos da mulher e a Lei Maria da Penha. Também participaram do evento a Delegacia Regional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado, o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (Gapa) e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.



De Salvador,


Rodrigo Rangel Jr.