Chávez e Uribe terão encontro nos próximos dias
O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Andrés Izarra, anunciou nesta sexta-feira (14) que o presidente Hugo Chávez e o chefe de estado colombiano, Alvaro Uribe, concordaram em se reunir nos próximos dias. A relação entre os dois estava es
Publicado 14/03/2008 12:48
De acordo com informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN), os governantes mantiveram diálogo “franco e ameno” em contato telefônico. Em comunicado oficial lido pelo ministro Izarra, as palavras foram de cooperação.
“Os presidentes estiveram de acordo em retomar o caminho das boas relações políticas, diplomáticas, econômicas entre Colômbia e Venezuela, ao mesmo tempo em que manifestaram sua disposição de cooperar para evitar as agressões de qualquer tipo contra a integridade de seus respectivos países”, ressalta o texto.
Desde que a morte de Raúl Reyes, um dos líderes das Farc, no Equador foi atribuída ao exército colombiano, as relações diplomáticas entre Chávez e Uribe ganharam tom áspero. O presidente da Venezuela criticou o colega, mobilizou o exército na área de fronteira entre os países e disse que o ato poderia ter iniciado uma guerra na América do Sul.
Na semana passada, durante a 20ª Cúpula do Grupo do Rio, em Santo Domingo, na República Dominicana, os chefes de Estado envolvidos na ação fizeram discursos de entendimento, encerrando os rumores de conflito.
Fonte: Agência Brasil