PCdoB reúne centenas de pessoas em plenária no Amapá
Em conjunto com a direção estadual, o comitê municipal do PCdoB em Macapá, realizou na capital, dia 14, sua plenária nacional de filiados, militantes e amigos do partido para discutir, entre outras questões, o lançamento da pré-candidatura do deputado fed
Publicado 18/03/2008 20:16
A plenária contou com a presença de Adalberto Monteiro, secretário de Formação do Comitê Central do PCdoB. Ele afirmou aos presentes que o partido tem um projeto alternativo de desenvolvimento para o Brasil, e que a luta que o PCdoB tem travado pelas seis reformas democráticas é a demonstração clara de que o Brasil precisa avançar na implementação de um projeto alternativo aos de feição neoliberal.
Outro desafio que se apresenta é a busca pelo êxito do projeto eleitoral nacional do PCdoB. O partido deverá lançar cerca de 12 mil candidatos a vereador e 400 a prefeito. Em Macapá, há 14 pré-candidatos à Câmara Municipal. É neste cenário que a direção do partido apresentou para o conjunto da militância a pré-candidatura de Evandro Milhomem à prefeitura da capital amapaense e de uma chapa de vereadores.
Para o presidente do Comitê Municipal de Macapá, Evandro Freitas Siqueira, a realização da plenária foi muito importante porque mobilizou a militância do partido e demonstrou que a candidatura de Milhomem “é pra valer e não moeda de troca”. Acima de tudo, disse, o PCdoB está construindo um projeto alternativo para Macapá e está disposto a fazê-lo em conjunto com amplos setores da sociedade e com organizações políticas comprometidas com o desenvolvimento da cidade.
Também participaram da mesa de abertura Luiz Pingarilho, presidente do comitê estadual; o Vereador Ney Montes, presidente do PCdoB em Santana; o Vice-prefeito de Macapá, Eury Farias e o deputado federal Evandro Milhomem.
Formação
Logo depois, nos dias 15 e 16, o PCdoB do Amapá realizou ainda um evento de formação. Foi a apresentação do Curso Básico em Vídeo (CBV), na cidade de Porto Grande.
O curso também contou com a participação de Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação do PCdoB, que ministrou aula sobre a nova luta pelo socialismo no século 21. Monteiro fez uma análise crítica da experiência de construção do socialismo na extinta União Soviética, apontando seus principais avanços e fazendo ressalvas aos motivos que levaram ao fim da experiência naquele país.
Adalberto também apresentou o primeiro módulo do CBV para os 40 alunos membros de direções municipais de cinco municípios (Macapá, Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande e Pedra Branca) e militantes do partido, na sua maioria trabalhadores de empresas que estão instaladas na região. Porto Grande é um município que há décadas sofre com a exploração vegetal, antes com o pinho e o hoje com o eucalipto, e o PCdoB tem muitos filiados que trabalham nas empresas que atuam na exploração da celulose.
Para Márcia Clemente, secretária estadual de Formação, a realização do curso cumpriu papel importante em três aspectos. O primeiro é que o curso alcançou o objetivo de ampliar a quantidade de multiplicadores do CBV; o segundo foi a participação diversificada de militantes de várias frentes (sindicalistas, juventude, mulheres) e dirigentes de cinco comitês municipais; e o terceiro é que a realização dos cursos em períodos que antecedem as eleições é sempre muito importante porque enriquece o discurso da militância para o embate eleitoral.
Na avaliação de Luiz Pingarilho, presidente do comitê estadual, a realização de cursos de formação será prioridade para a direção. “É extremamente importante investir na formação dos militantes do partido, mais ainda hoje, que estamos organizados em 15 dos 16 municípios do Amapá”.
Segundo Pingarilho, “grande parte destes militantes que assumiram o compromisso de organizar o partido do Oiapoque ao Laranjal do Jarí, na sua maioria nunca fizeram um curso do partido. Precisamos fazer nossa parte; este é o compromisso da direção do partido: levar formação a todos os cantos do Amapá”.
Nos próximos meses, outros municípios irão sediar a realização de CBVs. A última reunião ordinária do comitê estadual aprovou, em seu planejamento, um calendário de cursos que se estenderá a todos os municípios do estado.
De Macapá
Alan Sales