Movimento Estudantil do ES exige Passe Livre para todos os estudantes
O Movimento Estudantil (ME) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e outras escolas de Vitória (capital do ES) fizeram nesta terça-feira, 01 de abril às 9h uma grande manifestação exigindo que todos os estudantes do ES tenham direito ao Passe Li
Publicado 02/04/2008 11:50 | Editado 04/03/2020 16:43
O Movimento pede a ampliação do Passe Livre a todos os estudantes do ES, hoje só uma pequena parcela dos estudantes secundaristas que usam o sistema TRANSCOL intermunicipal da Grande Vitória tem este direito. Reivindicam também que o direito seja garantido a todos os estudantes que usam ônibus nos sistemas municipais de transporte de todos os municípios do ES.
A passeata começou pacificamente em frente da UFES e seguiu pela Avenida Fernando Ferrari e Reta da Penha da capital. O protesto foi barulhento e obteve grande apoio da população trabalhadora que usa o transporte público que é de péssima qualidade nos horários de pico em que os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras tem que ir a escola ou ao trabalho. A passeata seguiu animada até a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (SETPES). Onde democraticamente pressionaram os patrões que são os donos das empresas de ônibus na Grande Vitória.
Segundo os organizadores do movimento tudo indica que iniciou em Vitória um grande movimento de longa duração onde haverá outras passeatas com apoio dos trabalhadores e trabalhadoras e dos partidos progressistas pelo transporte público de qualidade e pelo Passe Livre no ES. Na semana passada a União da Juventude Socialista (UJS) deu início aos protestos com mais de 800 estudantes que se concentraram em frente à Assembléia Legislativa e depois caminharam até o palácio do Governo do Estado, neste ato os protestos foram pelo direito ao passe livre, melhoria no transporte público e em defesa da implantação de cotas nas universidades do Estado do ES.
REAÇÃO CONSERVADORA
Segundo foi divulgado pela grande mídia capixaba o Governo do Estado não tem a intenção de dar o benefício para todos os estudantes. Atualmente só 10 mil estudantes do ensino médio da rede estadual receberam este benefício e que não faz sentido dar este direito a todos os estudantes. O Secretário Estadual de Educação Haroldo Corrêa Rocha chegou a afirmar que “… essa reivindicação dos estudantes das escolas particulares não cabe…. Para ele, os universitários têm condição de trabalhar para pagar a passagem!…”. Já a prefeitura de Vitória admite que vá estudar o assunto internamente, afirma a subsecretária Sônia Fraga.
APOIO POLÍTICO
O Partido Comunista do Brasil no ES (PCdoB-ES) já convocou toda sua militância na Grande Vitória a dar apoio ao movimento, durante sua Plenária que discutiu as seis Reformas democráticas que estão nacionalmente sendo propostas pelo partido, segundo Ricardo Santana Tristão, Presidente do PCdoB de Vitória, “… todos os militantes e filiados comunistas da capital foram convocados a participar e dar total apoio aos movimentos sociais na luta pela melhoria da qualidade de vida do povo capixaba e a luta do Passe Livre e melhoria do transporte público se insere nesta convocação…”.
Da Redação do Vermelho do ES.