Leite e queijo de Apuí já podem ser comercializados em todo o Estado
A partir de agora, os produtores de leite e queijo do município de Apuí (a 445 km de Manaus, em linha reta) já podem vender suas mercadorias em todo o Estado. A abertura do mercado foi possibilitada pela im
Publicado 07/04/2008 17:39 | Editado 04/03/2020 16:13
A implantação do SIE e a fiscalização periódica dos produtos são realizadas por técnicos e médicos veterinários da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
Com isso, a fábrica de laticínios instalada na região, que é administrada pela Associação dos Produtores de Leite de Apuí (Asproleip) poderá atender ao mercado fora de Apuí, tendo Manaus como meta principal. A fábrica já possui um caminhão equipado com uma câmara fria e os equipamentos instalados possibilitam uma produção mensal de até 16 toneladas de queijo. A direção da Asproleip informa que supermercados como DB e Carrefour representam algumas das possibilidades de comercialização.
O médico veterinário da Codesav, Oséias de Lima, explica para poder receber o selo do SIE, é preciso que os derivados sejam produzidos com leite pasteurizado, que os equipamentos utilizados na fabricação sejam de aço inoxidável e que todos os envolvidos no trabalho utilizem uniformes e luvas especiais. “Além disso, o ambiente deve passar por inspeções periódicas da Codesav. A concessão do SIE é um processo contínuo”, afirma o veterinário. “Esse é o nosso objetivo de agora em diante. Fazer com que a população consuma leite e queijo de qualidade. E o produto só tem qualidade garantida quando é inspecionado pelo SIE”, enfatizou.
Além de Apuí, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo e Manaus já têm o Serviço de Inspeção instalado.
Assessoria de imprensa Sepror