Aracaju é considerada capital brasileira da qualidade de vida
“A saúde está na praça, bem ao lado de casa. A qualquer hora do dia, professores de educação física estão a postos para orientar milhares de alunos – e de graça. É muito fácil espantar a preguiça quando se vive em Aracaju”. Esse foi apenas o início da
Publicado 07/04/2008 18:02
Já reconhecida como a capital de maior qualidade de vida dentre as do Note e Nordeste, segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aracaju agora alcança um patamar ainda maior. “Essa é mais uma prova de que nossa administração está no caminho certo ao promover ações pensando no coletivo, tendo sempre como objetivo melhorar a vida das pessoas. A cada dia o aracajuano tem mais orgulho de sua cidade”, comemora o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
A contribuição significativa da administração municipal ficou evidente no decorrer da matéria. Prova disso está na opinião da coordenadora da pesquisa, Deborah Malta, ao dizer que o exemplo de Aracaju pode ser seguido por qualquer município. “Está nas nossas mãos construir políticas públicas saudáveis, investir na promoção e na prevenção”, afirmou. E é justamente o que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem fazendo.
A reportagem da Rede Globo coloca duas ações da PMA como destaques no estímulo aos bons hábitos da população: o programa Academia da Cidade e os quase 40 km de ciclovias. O primeiro teve início por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS); já o segundo é fruto do projeto cicloviário aracajuano, já reconhecido como o melhor do país pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).
Hábitos saudáveis
O tema desta edição do Globo Repórter, que comemorou 35 anos de existência, foi justamente ´Saúde e Qualidade de Vida´. Para chegarem a um consenso, os pesquisadores do Ministério da Saúde ouviram 54 mil habitantes das 26 capitais e do Distrito Federal. A classificação das cidades é melhor conforme os moradores demonstram um dia-a-dia repleto de ´bons comportamentos´. Sendo assim, foi observado se fumam ou consomem álcool, se praticam exercícios físicos e se costumam se alimentar com bastante verdura e pouca gordura.
A pesquisa mostrou que Natal é a capital brasileira com menor número de fumantes. Goiânia é onde mais se come hortaliças no país. Vitória é a cidade do exercício físico. As mulheres da capital do Tocantins estão com as menores taxas de excesso de peso. Já os homens da capital catarinense são os menos sedentários. Mas foi em Aracaju que a soma de todos os “bons comportamentos” alcançou a pontuação mais alta.