Cerca de 2.500 pessoas festejam os 86 anos do PCdoB e o lançamento da pré-candidatura de Jandira
Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, Império Serrano, recebeu, no dia 5, cerca de 2.500 pessoas, que participaram do lançamento da pré-candidatura de Jandira Feghali à prefeitura do Rio. O evento, que reuniu outras legendas par
Publicado 07/04/2008 18:05 | Editado 04/03/2020 17:05
A Plenária estadual, coordenada pela presidente estadual do PCdoB/RJ, Ana Rocha, e o presidente municipal do PCdoB, Jorge Barreto, foi aberta com a leitura de uma mensagem enviada por Oscar Niemeyer apoiando Jandira, ''uma autêntica representante da esquerda no Brasil'', segundo o arquiteto. O sambista Nei Lopes, que não pode estar presente, também comunicou seu apoio à pré-candidata do Partido.
Segundo o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o Partido está em expansão e aumenta a cada dia seu espaço político. ''Nessas eleições, nossa legenda aparece com pré-candidatos em uma fase inédita. São 18 pré-candidatos a prefeito, sendo seis mulheres. E no Rio, Jandira é uma expressão do que é o povo do Rio. A cidade precisa de uma transformação e só Jandira é capaz disso'', disse Renato.
A plenária também reuniu três deputados federais do PCdoB: Aldo Rebelo, Jô Moraes e Edmilson Valentim. Todos destacaram a trajetória coerente de Jandira e a importância de uma pré-candidatura de esquerda em uma das principais capitais do país.
Já o ministro dos Esportes, Orlando Silva, lembrou os problemas da saúde pública no Rio: ''a cidade está doente, portanto nada melhor do que uma médica para cuidar da cidade. Jandira é a alternativa para construir as políticas públicas de que o Rio necessita''.
Ampla aliança
A plenária também teve a presença de outros partidos, que comemoraram o lançamento da pré-candidatura de Jandira. Estiveram no ato o deputado federal Fernando Lopes, do PMDB; o deputado estadual Geraldo Moreira, do PMN; a prefeita de Nova Friburgo, Saudade Braga, do PSB; o vereador do PDT, Pedro Porfírio; e representantes do PTN e do PTdoB. Também esteveram no evento o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, e o presidente da Finep, Luís Fernandes.
Para a prefeita de Olinda (PE), Luciana Santos, ''o Brasil hoje avança com mais força e soberania e a pré-candidatura de Jandira Feghali reafirma essa perspectiva, pois é uma referência política nacionalmente''. Outro prefeito do PCdoB presente foi Edvaldo Nogueira, de Aracaju (Sergipe). Para ele, ''há muito tempo o Rio não tem um prefeito com a cara da cidade. E agora, o PCdoB apresenta essa pré-candidatura. O Rio vai eleger, em outubro, Jandira prefeita dessa cidade''.
Por fim, Jandira Feghali agradeceu o apoio dos presentes e ressaltou que ela aparece em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais em um empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB). Para a pré-candidata, a sociedade carioca vai reaver a esperança e entregar a administração da cidade para uma mulher do PCdoB. Jandira abordou a importância das alianças partidárias e relembrou figuras políticas históricas para o país, como Leonel Brizola (PDT), Miguel Arraes (PSB) e João Amazonas (PCdoB).
Em seu discurso, Jandira empolgou a multidão e se emocionou quando cantou um samba que fala sobre a esperança, entoado junto com os presentes na quadra do Império.
Após a plenária, teve início a festa de comemoração dos 86 anos do PCdoB, com diversas apresentações culturais como Noca da Portela, Tia Surica e Tibério Gaspar, entre outros.