Aracaju: transporte e trânsito também garante qualidade de vida
A cidade de Aracaju foi mencionada recentemente como a capital brasileira que reúne mais quesitos relacionados à qualidade de vida, em uma reportagem do programa televisivo Globo Repórter. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem realizado um trabalho
Publicado 20/04/2008 18:14 | Editado 04/03/2020 17:20
Dentre os exemplos de sucesso estão as campanhas de educação para o trânsito – e a conseqüente redução dos índices de acidentes -; a intensa fiscalização para a manutenção dos direitos de deficientes e idosos no trânsito; o atendimento exemplar aos usuários de transporte público, tanto por meio da ouvidoria, quanto do conforto proporcionado nos postos de recarga do cartão de bilhetagem eletrônica. Além disso, a SMTT realiza diariamente um trabalho de organização e racionalização do trânsito, que funciona em harmonia com o desenvolvimento de Aracaju.
A Vida Vale Mais
Lançada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em julho do ano passado, com o intuito de conscientizar a população aracajuana sobre a importância da redução de velocidade para a diminuição de acidentes de trânsito, a campanha ´A Vida Vale Mais´ registrou diminuição no número de acidentes em praticamente todos os meses desde o seu lançamento.
A campanha é estruturada em três eixos: `Calçada Livre´, `Velocidade Mata´ e `Eu respeito a faixa de pedestre´. O ´Calçada Livre´, por exemplo, visa a promoção da acessibilidade, já que os proprietários de veículos ficam proibidos de estacionar em passeios públicos. Além disso, proprietários de residências e estabelecimentos são obrigados a assumir a responsabilidade pela calçada em frente ao local, construindo rampas para o melhor acesso de pessoas com deficiência, e a devida manutenção.
Além de ter realizado diversas caminhadas educativas, com pleno apoio da sociedade aracajuana, a campanha ´A Vida Vale Mais´ ainda deflagrou o limite de velocidade dos veículos em 60 km/h. Centenas de carros em Aracaju aderiram ao adesivo da Prefeitura de Aracaju.
Transporte Público
O sistema de bilhetagem eletrônica veio para dinamizar o transporte público de Aracaju. Além da arrecadação automática de tarifas, possibilita aumentar a segurança para os usuários e operadores ao diminuir, de maneira expressiva, o volume de dinheiro dentro dos ônibus. Com o sistema, passar pela roleta fica mais fácil e mais rápido. Isto porque o usuário utiliza um cartão inteligente para o pagamento da passagem.
A SMTT conta com sete pontos de recarga de cartões de bilhetagem eletrônica, tendo destaque o ponto localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac). O ponto dispõe de ambiente climatizado, poltronas confortáveis e cinco guichês com profissionais treinados para melhor atender a população. Além da recarga de cartões de bilhetagem eletrônica e contestação de multas, são disponibilizados serviços como transferência de pontuação de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH); impressão de Avisos de Recebimentos (AR) e ouvidoria.
Para proteger do sol intenso e da chuva os milhares de usuários do sistema de transporte coletivo de Aracaju, a cidade conta com 850 abrigos em pontos de ônibus. Com o objetivo de manter e recuperar essas estruturas, a SMTT investe mensalmente R$ 20 mil na contratação de equipes. Ainda como exemplo de iniciativas da SMTT para melhorar a vida do aracajuano, a Superintendência dispõe de uma Ouvidoria sempre disposta a registrar as queixas dos usuários do transporte público.
Fiscalização
Ao confiar seus filhos a um condutor que faz o conhecido transporte escolar, os pais têm plena consciência de que os garotos não correm os menores riscos. No entanto, um risco presente surge da possibilidade de o motorista estar atuando de forma clandestina. Nesse sentido, para garantir que somente pessoas bem intencionadas e de acordo com a lei exerçam a função, a SMTT coíbe o transporte ilegal de estudantes. Em Aracaju, 125 condutores têm permissão para trabalhar com transporte escolar, e esse é um número determinado por lei e que não pode ser excedido. As frentes de ação da SMTT, no sentido de garantir o cumprimento da lei, compreendem a verificação ostensiva dos veículos que transportam estudantes e a promoção de capacitações técnicas para os profissionais regularizados.
Preocupadas com a segurança dos banhistas da cidade e dos turistas que costumam freqüentar Aracaju no Verão, as equipes da SMTT realizam um trabalho de fiscalização da presença de veículos automotores e de tração animal nos 15 km de praias da capital – da Atalaia até o Mosqueiro. Os agentes de trânsito percorrem toda a extensão da Orla se utilizando de quadriciclos, e mesmo durante os outros meses do ano a fiscalização continua.
Modernização e Meio Ambiente
Desde dezembro do ano passado, o trânsito aracajuano vem recebendo novos semáforos, gradativos e repetidores, com tecnologia Led – Ligth Emission by Dion, ou emissão de luz por diodo. Os semáforos vêm acompanhados de um contador regressivo, que mantém os motoristas cientes do tempo que lhes resta até que o sinal esteja verde ou vermelho. Além disso, as luzes utilizadas neles consomem cerca de 80% menos energia, se comparadas às dos semáforos tradicionais. Dessa forma, a expectativa é de redução tanto no índice de acidentes quanto nos gastos.
Como fruto do projeto cicloviário aracajuano – já reconhecido como o melhor do país pela Associação Nacional dos Transportes Públicos -, Aracaju já conta com 40 km de ciclovias. A iniciativa acompanha a tendência de responsabilidade ambiental, pois além de proporcionar segurança aos cidadãos que se locomovem por meio de bicicletas, incentiva hábitos saudáveis – promovendo por conseqüência a diminuição da poluição por monóxido de carbono, espalhado no ar pelos motores dos veículos.