Sem categoria

Para Correa, Uribe é o grande problema da América Latina

O presidente equatoriano Rafael Correa declarou nesta segunda-feira (12) em Madrid, em encontro com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, que “o problema na América Latina não é o Equador, Peru, Brasil, Venezuela ou Panamá. O probl

O presidente equatoriano classificou como “totalmente falsas” as afirmações do jornal espanhol El País, que publicou um artigo intitulado “Equador, santuário das Farc”. “Nunca conheci um membro das Farc”, declarou Correa, que comparou a situação com o grupo armado separatista ETA: “Por que membros do ETA se refugiam na França se acusa a França de ser cúmplice e a Espanha bombardeia a França?”, perguntou.



Correa reiterou a colaboração de seu país com a Colômbia para dar um fim ao conflito, “mas pela via pacífica e da legalidade”, já que o Equador “tem um governo honesto, de mãos limpas e sem sangue”.



Para Correa, o problema na região não é nenhum dos cinco países com os quais a Colômbia divide fronteira, e sim na própria Colômbia, onde residem fenômenos sociais como o narcotráfico, o paramilitarismo e é o berço de várias guerrilhas.



Diante da violação da soberania territorial do Equador, o governo colombiano enfrentou uma série de críticas de diversos países, às quais respondeu acusando os governos do Equador e da Venezuela de colaborarem com as Farc.



Zapatero afirmou durante o encontro que nunca teve informações por parte da Colômbia nem de ninguém que o faça pensar que o Equador apóie as Farc, como afirmou o governo colombiano.



“Nunca tive nenhuma informação que me faça pensar que o Equador participou do apoio a um movimento como as Farc. Nunca ouvi uma palavra de suspeita por parte da Colômbia em relação ao Equador. Nunca tive nenhuma dúvida sobre o presidente Correa”, disse Zapatero.



Da redação, com informações da Ansa Latina