Casos de dengue caem 60% em Aracaju

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Comissão Técnica de Combate à Dengue, anuncia que semanalmente os números de casos de notificação por dengue na capital têm caído. ''Quando comparamos, por exemplo, a semana epidemiológica do dia 20 a 2

Segundo os membros da Comissão de Combate à Dengue, a queda nos casos de dengue em Aracaju é o reflexo das ações de campo da força-tarefa. Nessas ações estão atuando cerca de 800 agentes de saúde. ''Todos os bairros de Aracaju foram visitados pela força-tarefa. Do nosso balanço, foram realizadas aproximadamente visitas e ações em 250 mil domicílios e centenas de terrenos baldios. Ao todo, foram seis semanas seguidas de ação de campo. Todos os dias da semana e também nos feriados, exceto aos domingos, os agentes de saúde e os trabalhadores da Emsurb e Emurb estão em ação'', afirma a coordenadora.


 


Queda no índice


 


Com os dados do Levantamento de Índice de Resposta Rápida (Lira), a PMA detectou também que caiu em 90% o número de bairros com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. ''Hoje, graças à ação da força-tarefa, estamos com apenas dois bairros com índice acima de 6% de infestação predial: bairros Industrial e Palestina. Nessas duas localidades o índice ainda é considerado como situação de alto risco para dengue'', revela.


 


Para o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, o conjunto das medidas adotadas e os parâmetros obtidos permite à Prefeitura dizer que, no município de Aracaju, a dengue está em declínio acentuado. ''Manteremos essa ação e estaremos revisando o Plano de Contingência de Combate à Dengue de Aracaju para planejarmos as atividades do final deste e do próximo ano'', reforça o secretário, destacando o papel decisivo do prefeito Edvaldo Nogueira na mobilização estratégica de todas as secretarias e órgãos municipais para o combate à dengue.


 


Das informações, o Comitê Municipal de Combate à Dengue analisou também o resultado dos 5.075 exames de sangue para classificação da gravidade do pacientes nas 43 unidades de Saúde e nos dois hospitais municipais Zona Norte Nestor Piva e Zona Sul Fernando Franco. Outro dado importante é a redução, nesse mês de maio, em 80% do número de reclamações relativas ao mosquito da dengue e de solicitações de vistoria em residências e terrenos baldios, registrados na Ouvidoria e na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).