Salão movimenta vida cultural de Teresina
O Salão do Livro do Piauí processe até o próximo sábado com vasta programação de palestras e debates. Hoje (3), o Salão traz a palestra da professora-doutora da PUC/MG, Márcia Moraes, sobre o tema “Grande Sertão Veredas”, às 08 horas. Em seguida, às 10 ho
Publicado 03/06/2008 10:02 | Editado 04/03/2020 17:02
Às 14 horas, a professora Áurea Pinheiro discute a “Cultura religiosa em Oeiras” e às 16 horas o médico e professor José Eduardo Siqueira debate o tema “Reflexões sobre a vulnerabilidade humana”. Já às 19 horas o escritor Márcio Souza fala sobre “A Literatura na Terra do Mito”.
Na quarta-feira, dia 4, a programação segue com Assis Brasil, às 08 horas, agora discutindo a “Poesia: origem e historiografia”. Às 10 horas, o professor Cineas Santos fala sobre “Quintana: a simplicidade conquistada”. À tarde, às 14 horas, os professores da UFPI José Roberto Novaes e Maria Diones discutem as “Migrações temporárias na Agroindústria Canavieira” e às 16 horas, os professores Masilene Rocha e Fonseca Neto participam de mesa-redonda sobre o tema “Piauí: realidade e perspectivas”. O escritor cubano Francisco López Sacha encerra, às 19 horas, o quarto dia de Salipi.
Na quinta-feira, dia 5, o professor Chico Filho fala sobre “Discurso e Ideologia na Imprensa Brasileira”, às 08 horas. Às 10 horas, a escritora e jornalista Graça Targino fala sobre “A Crônica nossa de cada dia”. Em seguida, às 14 horas, o vice-presidente da Fundação Cerrado, Antônio Ribeiro Neto, discute o tema “Questão ambiental: criação dos parques”. A consultora de Língua Portuguesa, Thaís Nicoleti, discute “A norma culta e a linguagem jornalística” a partir das 16 horas. Para encerrar o dia, o escritor Inácio Loyola Brandão vai proferir palestra com o tema “Inspiração existe”.
A programação de sexta-feira, dia 6, será aberta, às 08 horas, com o professor e gramático Itamar Filgueiras, que vai tratar do tema “Pistas de Ortografia e a Nova Reforma”. Às 10 horas, o escritor Domício Proença Filho fala sobre o “Padre Antônio Vieira”. Às 14 horas, o médico Edmar Araújo discute “Loucura e intervenção na cultura”; às 16 horas, o jornalista Washington Novaes fala sobre os “Limites da Sustentabilidade”; e às 19 horas, o poeta Thiago de Mello trata do tema “A Poesia a serviço da vida”.
A programação será encerrada no dia 7, sábado, com as seguintes palestras: “Vida e Morte em Da Costa e Silva”, às 08 horas, com a professora Jasmine Malta; “João Cabral de Melo Neto e a estratégia do Equilíbrio”, às 10 horas, com o brasilianista Stephen Bocskay; “Alfabeto Corporal – Uma nova forma de linguagem”, com a escritora Maria Augusta Rossini; e “Parábolas de Jesus”, com o espírita Haroldo Dutra Dias. O grande encerramento ficará por conta do show do músico pernambucano Antúlio Madureira, integrante do movimento armorial, responsável por resgatar a cultura pernambucana.
Além desta vasta programação, a sexta edição do Salipi também vai trazer uma série de outras atividades. Uma das novidades deste ano será a apresentação de músicos piauienses nos intervalos das palestras da tarde. Entre as atrações, estão Vagner Ribeiro e o grupo Valor de PI, Vavá Ribeiro, Os Oliveiras, Soraia Castelo Branco e Adelino Frazão.
O Salipi contará ainda com exibição de filmes na Sala de Vídeo, programação especial para o público infantil e a realização de uma mesa-redonda, dia 6, às 16 horas, com a editora de cultura do Jornal O Globo, Mánya Millen, no Teatro da Assembléia.
Editora Anita Garibaldi expõe publicações no Salão do Livro do Piauí