Sem categoria

DEM pede impugnação de candidatos do PCdoB e PSDB em São Luís

Empatado tecnicamente na segunda colocação, o candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís (MA), o deputado federal Flávio Dino, já enfrentou duas representações com pedido de impugnação da sua candidatura. Elas partiram do DEM e do PTN que alegaram o n

A mesma sorte não teve o líder nas pesquisa, o tucano João Castelo. O candidato do DEM, Raimundo Cutrim, pediu a impugnação dele também por não pagamento de multa eleitoral nas eleições anteriores. Castelo não pagou a multa no prazo limite e alegou falha do TRE em não notificá-lo. O processo ainda tramita no tribunal eleitoral.


 


Candidato a deputado federal em 2006, Flávio Dino foi multado em torno de R$ 25 mil sob alegação de campanha extemporânea. Ele teria concedido entrevista fora do prazo da campanha a uma emissora de rádio no município de Chapadinho, a 150 quilômetros de São Luís. Embora tenha recorrido da decisão, Dino efetuou o pagamento da multa no prazo legal.


 


Na outra acusação, os adversários de Dino alegaram que ele teria feito gastos de campanha antes do prazo legal, dia 16 de julho. Ao apresentar os documentos contábeis de sua candidatura, o candidato comunistas mais uma vez comprovou que não havia cometido irregularidades. “Foi um tiro no escuro”, disse Márcio Jerry, coordenador da campanha.


 


O comando avaliou que os pedidos de impugnações revelam o crescimento inegável da candidatura de Flávio Dino em São Luís. “Tanto é que chegou ao ponto de eles quererem ganhar no tapetão e não levar em conta a vontade popular”, disse Márcio Jerry, que considera a situação do líder nas pesquisas complicada.


 


Nas eleições passadas, os candidatos à Câmara dos Deputados Remy Trindade (ex-PL) e Franklin Douglas (PT) foram impugnados pelo mesmo motivo, ou seja, o não pagamento de multas eleitorais.


 


Tucano lidera com índice de 40%


 


Com o tucano João Castelo liderando a disputa com índice de 40% nas pesquisa, as atenções em São Luís estão voltados a um pelotão que apresenta três candidatos empatados tecnicamente na segunda colocação e alimentando as possibilidades do segundo turno. Oscilando nas pesquisas entre 9% a 13% estão Flávio Dino, Raimundo Cutrim e Cléber Verde (PRB).


 


Outro candidato com potencial de crescimento na disputa é Clodomir Paes (PDT) que está com 2% das intenções de votos. Ocorre que o pededista é apoiado pelo seu correligionário Tadeu Palácio, atual prefeito da capital maranhense que apresenta altos índices de aprovação.


 


Flávio Dino, que tem como vice Rodrigo Comerciário (PT), concentra sua campanha nos bairros populares de São Luís e nos setores progressista da sociedade local. Ele tem como uma de suas principais bandeiras a descentralização da administração. “São Luís não pode ser dirigida da Praça Dom Pedro II. O prefeito tem que estar fisicamente nas comunidades. Vamos criar as sub-prefeituras, criando pólos em comunidades representativas da cidade, para democratizar o poder público municipal”, disse Dino ao programa Ponto Final, na rádio Mirante AM.


 


De Brasília,


Iram Alfaia