Sem categoria

Olimpíada de Pequim é a de maior bilheteria na História

Terminou nesta segunda-feira (27) com sucesso a venda de ingressos para todas as competições das Olimpíadas 2008 na cidade de Pequim, informou a bilheteria do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Desde o início oficial da venda de entradas, em 15 de abril de 2007, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, na sigla em inglês) vendeu cerca de sete milhões de ingressos por diversos meios, e mais pessoas comuns terão a chance de assistir as competições nos estádios olímpicos.



No dia 15 de abril de 2007, quando Wang Shujun ainda estava grávida, se cadastrou no web site para compra de ingressos das Olimpíadas. Na época, Wang afirmou ao repórter da Rádio China Internacional que seu maior sonho naquela altura era ver as competições de atletismo dos Jogos Olímpicos no Estádio Nacional com seu bebê. Agora ela já realizou sonho e ganhou um bilhete para os 110 metros com barreiras no sorteio da primeira fase da venda dos bilhetes.



“Acho que ver as olimpíadas na minha cidade é uma experiência preciosa e meu maior sonho é levar meu bebê para assistir as competições durante os Jogos”, disse Wang Shujun.



Foram vendidos cerca de sete milhões de ingressos dos Jogos Olímpicos de Pequim, mais da metade foi para o público chinês. Os preços de 58% dos bilhetes são inferiores a 100 iuanes e a população chinesa é muito grande, por isso, o Comitê previu que a oferta não iria satisfazer a demanda dos bilhetes. Rong Jun responsável do Bocog para a bilheteria, afirmou que é preciso oferecer uma atmosfera justa aos consumidores.



“Quem mora no país pode acessar o site oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim ou entregar as inscrições nas mil agências do Banco da China indicados pelo Bocog. A população no exterior pode consultar os comitês olímpicos dos seus países e regiões sobre a compra do bilhete.”



Entre outubro e dezembro de 2007, a venda dos bilhetes dos Jogos Olímpicos entrou na segunda fase. Uma hora após a abertura das vendas desta fase, o maior web site para venda de ingressos na história olímpica “travou”, porque o volume de visitantes estava muito acima da capacidade do sistema. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacque Rogge, disse com humor que a emoção dos chineses pelos Jogos Olímpicos estava muitíssimo forte.



Li Li, natural de Pequim, ganhou dois bilhetes preciosos para a abertura dos Jogos na segunda fase da venda. “Sou de Pequim e queria especialmente ver a abertura dos Jogos na minha terra natal. Quando o Bocog anunciou que podíamos comprar bilhetes on line, eu estava fora de Pequim e me cadastrei imediatamente no site. Estou muito ansioso para assistir pessoalmente a abertura das Olimpíadas”, afirmou ele. 



A última fase da venda dos bilhetes começou no dia 25 de julho deste ano. Nesta fase, as pessoas podem comprar os bilhetes diretamente nos lugares de venda. Desde a manhã do dia 25, o ponto de venda dos bilhetes do Centro Esportivo Olímpico de Pequim estimava que havia cerca de 10 mil pessoas na comprando os bilhetes, e alguns deles tinham chegado à fila dois dias antes.



Depois de esperar na fila por 45 horas, Wang Lina conseguiu comprar dois bilhetes de saltos ornamentais. “O mais importante é sentir a atmosfera olímpica, ver as competições com nosso povo e torcer pelos atletas. Este é nosso sonho há anos e agora temos a oportunidade, e tenho que comprar um bilhete mesmo que fique mais de 40 horas na fila”, disse.



Os bilhetes dos Jogos Olímpicos de Pequim também estão bem populares no exterior. Segundo o diretor de bilheteria do Bocog Zhu Yan, dentre os 205 comitês membros do Comitê Olímpico Internacional, 185 compraram bilhetes do Bocog e, entre eles, dezenas de comitês comparam pela primeira vez os bilhetes dos Jogos Olímpicos.



Zhu Yan acrescentou que esta é a Olimpíada com a maior bilheteria na história olímpica e no aspecto da venda dos bilhetes, os Jogos Olímpicos de Pequim são de fato um grande evento esportivo mundial.