Flávio Dino participa de almoço com empresários promovido pela CDL
Durante encontro com empresários, Flávio Dino destaca importância do setor comercial.
Publicado 14/08/2008 22:17 | Editado 04/03/2020 16:48
A importância do setor comercial da capital maranhense, como gerador de emprego e renda, foi destacada pelo candidato a prefeito de São Luís, Flávio Dino, durante almoço com empresários organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, nesta quarta-feira. Por essa razão, Flávio Dino disse que seu programa de governo contempla ações específicas para esse importante segmento empresarial da cidade.
De acordo com os números apresentados pelo candidato, das 24 mil empresas em funcionamento em São Luís, 64% delas são representadas por comércios. “Quem move a economia da cidade são os pequenos comércios”, afirmou. Mas para Flávio Dino é preciso investir e dar condições para que os empresários fortaleçam os seus negócios. A começar pela regularização fundiária do terreno dos comerciantes. “Sem ter a documentação do seu terreno o comerciante não pode sequer obter o alvará de sua empresa, imagine ter acesso a financiamentos”, observou.
Flavio Dino disse que a regularização fundiária é uma questão central, pois a partir dessa medida será possível desenvolver um programa de formalização dos negócios, uma vez que a falta do documento de propriedade tem sido o principal obstáculo para o comerciante que deseja formalizar o seu negócio. “Vamos desenvolver um programa rigoroso de formalização das empresas para que o empresário possa ter acesso a financiamentos, por exemplo”, anunciou. Ele disse, ainda, que na sua administração o valor do alvará será cobrado de forma diferenciada, ou seja, de acordo com o porte da empresa.
Durante a exposição para os empresários, Flávio Dino apresentou três medidas previstas no seu programa de governo que visam dar melhores condições de funcionamento aos comércios de São Luís. A primeira delas diz respeito ao monitoramento eletrônico das principais áreas comerciais da capital maranhense, seguida da ampliação das funções da Guarda Municipal aliada a uma política antidrogas. “Nas visitas, nas conversas e nas caminhadas que temos feito, percebemos que a segurança é a questão central para os comerciantes. Por isso, na minha administração, vou contribuir para a melhoria do sistema de segurança com a implementação de um programa municipal de segurança”, garantiu.
A presidente da CDL, Socorro Noronha, após a explanação de Flávio Dino, apresentou fotos do principal centro comercial de São Luís, classificado por ela “em estado deplorável”. São problemas de calçamento e fiações. “Esperamos que o futuro prefeito se sensibilize com esse estado de coisas”, resumiu.