Secretaria vai realizar conferência para discutir direitos da pessoa com deficiência

 Secretaria de Estado dos Direitos Humanos realiza nos próximos dias 21, 22 e 23 de agosto, a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como tema “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um novo jeito d

A II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá por base a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU, o Plano de ação das pessoas com deficiência, da OEA e a agenda social de inclusão das pessoas com deficiência e controle social a partir de três eixos temáticos de discussão: Saúde e reabilitação; Educação e Trabalho e Acessibilidade.
Durante o evento serão montadas cinco mesas-redondas para criação e apresentação de novas propostas de políticas públicas voltadas para pessoa com deficiência. As mesas são formas de proporcionar uma participação mais ampla e democrática de todos os segmentos representados na Conferência.
A intenção é obter um produto final que realmente venha a servir de orientação para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e para a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. Cada mesa sairá com dez propostas para aprovação, que serão levadas até Brasília para Conferência Nacional. Na oportunidade serão apresentadas, também, as propostas já elaboradas e trazidas pelos Conselhos e Fóruns municipais. O objetivo principal da Conferência é criar novas propostas para o Estado e contribuir com aquelas apresentadas na Conferência Nacional.
Durante a Conferência serão eleitos os 36 delegados que vão participar da II Conferência Nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência em Brasília, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro deste ano. A composição dos delegados é distribuída de forma paritária, serão 18 representantes do poder público e 18 da sociedade civil organizada. 
Na capital federal, os delegados terão por finalidade analisar os obstáculos e avanços da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. A etapa nacional deverá considerar a consolidação das Conferências ou Fóruns Estaduais e Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tratar dos temas mais relevantes em âmbito nacional.
(Tatiana Salles, da Secretaria de Direitos Humanos )