BOM mostra força em comício da vitória de Canoas
PCdoB participa de BOM – Bloco de Oposição Municipal -, que mostra sua força no comício da vitória.
Publicado 24/10/2008 17:50 | Editado 04/03/2020 17:11
A candidatura de Jairo Jorge e Beth Colombo mais uma vez mostrou a sua força. Cerca de quatro mil pessoas tomaram a Praça Rio Grande no bairro Mathias Velho, no comício realizado na noite desta quinta-feira (23) pelo Bloco de Oposição Municipal – BOM. No palanque, dois apoios de peso, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o Ministro da Justiça, Tarso Genro. A comitiva de deputados federais e estaduais também dividiu o palco com prefeitos eleitos da região do Vale dos Sinos, com lideranças do PDT e dos partidos que compõem a coligação, formada pelo PT, PP, PPS, PSB, PC do B e PR.
A primeira autoridade a se pronunciar na abertura do comício foi o Deputado Raul Carrion, representando o PCdoB /RS e os demais deputados presentes. Carrion, que esteve por diversas vezes acompanhando as caravanas com Jairo Jorge e Beth Colombo, nos diferentes bairros da cidade, disse que “as eleições de Canoas representam um marco histórico para a cidade de Canoas porque, pela primeira vez, às forças democráticas, aliadas do governo Lula, poderão dar um basta à desgoverno do atual prefeito tucano neoliberal, derrotando o atraso”. Ao anunciar o abraço remetido pela Deputada Federal Manuela Dávila, a Jairo Jorge e a Beth Colombo, a militância aplaudiu demoradamente o gesto de Manuela.
“Nós somos vitoriosos, pois construímos uma unidade popular com a união de seis partidos e com apoio do PDT. Canoas pode se tornar uma referência mundial de bom governo. Temos que mostrar que somos capazes de vencer, de lutar, de transformar e governar”. O discurso é do ministro da Justiça Tarso Genro que ressaltou a importância da unidade política. Ele afirma que Canoas está cumprindo uma missão histórica para o Brasil e, tem o dever de estender a unidade política para o Estado”.
Empolgado com a militância, Carlos Lupi assegurou que Jairo Jorge tem a confiança do Partido Democrático Trabalhista e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “ O PDT em Canoas não é 12, é 13. O PDT vota 13, pede voto e quer a vitória de Jairo no dia 26”, concluiu o ministro.
A educadora e vice da chapa, Beth Colombo, relembrou a eleição do ano de 2000, em que foi adversária política do petista Marco Maia. Na época, ambos foram derrotados pelo atual prefeito Ronchetti. “Agora companheiro Marco Maia, agora chegou a nossa hora. Porque nós temos a força da nossa militância, temos humildade e a bondade no coração para enfrentar nossos concorrentes. Eles vão ter que nos engolir”, ressaltou a progressista.
Emocionado, Jairo Jorge falou de idealismo e do sonho de transformar vidas. “Quando jovem encontrei no poder da palavra e da informação para ajudar as pessoas e me formei em jornalismo. Mas aquele jovem achava que as palavras não bastavam, precisava de ação política. Em 1985 fui o candidato a prefeito mais jovem do país. Nesses 23 anos, o que une este jovem e este homem maduro? O idealismo, o sonho de fazer um mundo melhor. Este sonho não morreu dentro de mim, pois acredito que as idéias movem o mundo”. Salientou o candidato.
Canoas é a 4ª maior cidade do Rio Grande do Sul com cerca de 400 mil habitantes e estará indo às urnas, juntamente com os eleitores de Porto Alegre e Pelotas, neste domingo, 26.
Geovani Machado
Canoas/RS