Dia Nacional da Cultura é comemorado no Passeio Público de Fortaleza
Secultfor realiza programação especial no dia 5 de novembro
Publicado 31/10/2008 10:43 | Editado 04/03/2020 16:35
Arte como causa e efeito. No próximo dia 5 de novembro, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), comemora o Dia Nacional da Cultura no Passeio Público, levando ao centro da cidade artistas vencedores dos editais das artes, instrumentos criados para possibilitar a seleção pública de projetos artísticos a partir de critérios de ordem qualitativa e sob o crivo de uma comissão julgadora especializada e legitimada pelos agentes de cada área.
A mais antiga e arborizada praça da cidade é palco para todas as artes a partir de meio-dia, acolhendo shows musicais, números circenses, espetáculos teatrais e de dança, rodas de poesia, leituras dramáticas, exibições de vídeos e exposição fotográfica. A programação se estende até 19 horas, tendo como ponto de apoio e convergência o quiosque do Passeio Público, que desde o mês passado abre para almoço e lanche, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o local também tem sido opção para os adeptos da feijoada regada a MPB ao vivo, a partir de 11 horas.
A escolha do Passeio Público para a festa da cultura também passa pela política de requalificação dos espaços públicos consolidada pela Prefeitura Municipal através de ações conjuntas e estruturais entre secretarias afins. Em 2007, o logradouro, tombado como patrimônio histórico, foi totalmente recuperado e reaberto à visitação pública em plenas condições. O Passeio Público data de 1864. Já foi local de segregação social, quando uma linha imaginária demarcava o espaço de quem tinha ou não posses, bem como lugar de atrocidades históricas, quando confederados do Equador foram mortos literalmente em praça pública.
Em 2008, a cultura vai ao Passeio para comemorar um marco político e histórico que é a um só tempo conquista e avanço. No Dia Nacional da Cultura, Fortaleza também comemora a criação da primeira secretaria municipal de cultura de sua história, a SECULTFOR. Até março de 2008 (data de publicação no Diário Oficial da lei 0054 de 28 de dezembro de 2007), quem respondia pela concepção e fomento das políticas públicas de cultura em âmbito local era a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), que passa a ter outra função: a de captação de recursos financeiros para as três áreas.
No conjunto de ações estruturais, também são motivos de comemoração no Dia Nacional da Cultura a garantia de um por cento do orçamento municipal para a cultura; a realização de centenas de projetos artísticos nas mais diversas áreas através dos editais das artes; a ocupação e recuperação de espaços públicos como o Mercado dos Pinhões, o Passeio Público e o Anfiteatro da Volta da Jurema, entre outros; a criação da lei de proteção do patrimônio histórico-cultural e natural de Fortaleza, que possibilitou, até agora, o tombamento de 21 imóveis; e a inauguração do primeiro bloco da Vila das Artes, espaço voltado à produção e formação em artes, onde estão em funcionamento as escolas públicas de audiovisual e dança, além do núcleo de produção digital.
SERVIÇO
Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro
Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Das 12h às 19h. Entrada gratuita.
Programação:
No tablado
12h às 13h – Show de samba e choro com o grupo Vida Boemia
14h às 15h – show do Água de Quartinha
15h às 15h30 – Espetáculo “Embolado”, do grupo N ∞
16h30 às 17h30 – Apresentação de danças regionais, com o grupo Grapel
17h30 às 18h30 – Espetáculo “Coisas, palavras e canções”, com Ary Sherlock
17h45 às 18h30 – Espetáculo “A ponta do nariz”, do grupo A Roda
18h30 às 19h30 – Show do grupo Macula
Sob o baobá
15h30 às 16h – Roda de poesia com o Grupo Remix
No quiosque
13h às 14h – Leitura de Contos em homenagem ao centenário de nascimento de Guimarães Rosa e de morte de Machado de Assis;
14h às 15h – Poemas Violados
Pelo Passeio Público
15h às 16h30 – Apresentações de números circenses de malabarismo, contorcionismo, mágica e palhaços.
No telão
17h às 19h30 – Exibição de vídeos premiados pelo Edital da Cultura 2007 (categoria Meu Primeiro Curta). Filmes: “O homem bifurcado”, de Hugo Pierot; “Vaidade”, de Thais Campos; “Intimidade”, de Clesley Aquino; “9 meses”, de João Luis; “O Luiz de Fortaleza”, de Afonso Celso, “O Conto torto do olho”, de Ramon Cavalcante e grupo T.R.E.M.A.
No telão e no varal
(após a exibição dos vídeos)
– Projeção de ensaios fotográficos de Jarbas Oliveira, Gustavo Pellizon, Carlinhos Alcântara, Sérgio Carvalho, Fernanda Oliveira, Elian Machado, Jacques Antunes e Celso Oliveira e dos grupos Vista Boa em Boa Vista, Gota de Luz e Clica Maravilha, além de projeção e distribuição dos “Postais de hoje e ontem”, do Arquivo Nirez, e varal com as fotografias das oficinas de fotografia artesanal com as prostitutas da Associação das Prostitutas do Ceará (Aproce).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Fortaleza – Secultfor