Raul Castro confirma visita ao Brasil em dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o convite ao presidente de Cuba, Raúl Castro, para visitar o Brasil neste ano, na reunião realizada na noite desta quinta-feira (30), em Havana. Segundo auxiliares que participaram do encontro, Raul confi
Publicado 31/10/2008 13:36
Ele permanecerá no Brasil no dia seguinte, onde realizará uma reunião bilateral com Lula. Esta será a primeira viagem oficial para o exterior de Raúl Castro.
Durante o encontro desta quinta-feira, os dois debateram vários temas ligados à crise financeira internacional. Raul afirmou ainda ao presidente Lula que apóia o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Segundo o relato de participantes da reunião, isso representa um avanço em relação à posição da diplomacia cubana, que até então não firmava posição nesse sentido.
Nesta sexta-feira, Lula se reuniu com as autoridades da Defesa Civil do país para analisar a situação de Cuba após a recente passagem dos furacões Ike e Gustav.
Lula também inaugurará o escritório da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX) em Havana, antes de regressar a Brasília, às 15h30 local.
Petróleo
Por fim, a breve visita de Lula a Cuba servirá também para que as estatais de petróleo dos dois países – Petrobras e Cubapetróleos (Cupet) – firmem um contrato de participação na produção do óleo, no qual a primeira se comprometia a responder à oferta de participar da prospecção da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) cubana antes de seis meses.
A Petrobras se somará assim às companhias Repsol (Espanha), Norsk Hidro (Noruega), ONGC Videsh Ltd (Índia), PDVSA (Venezuela), Petróleos Vietnã e Petrona (Malásia), que operam nas águas territoriais de Cuba no Golfo do México.
Da redação, com agências