Sem categoria

Crise aumenta popularidade de esquerdista na França

O ex-candidato presidencial de esquerda Olivier Besancenot tornou-se um dos políticos em ascensão na França, com o aumento substancial de seus índices de popularidade, afirmou hoje o jornal Le Monde.

O diário destacou em sua página digital que Besancenot, líder da Liga Comunista Revolucionária (LCR) “aproveitou os ventos negativos da crise financeira para difundir melhor seus pontos de vista”.



Empenhado atualmente na formação do Novo Partido Anticapitalista, conseguiu construir uma imagem positiva para 69% das pessoas de esquerda, segundo uma pesquisa realizada pela consultora Opinion Way no final de setembro.



A propósito do lançamento em 6 de novembro de um livro de Denis Pingaud com o nome de “Efeito Besancenot”, revelou-se que 86% dos entrevistados consideraram o porta-voz da LCR, “simpático, próximo ao povo e com muita coragem”.



“Ele soube se expressar com uma linguagem simples e direta, que convence as grandes massas, e se mostra como um jovem sincero e honesto, declarou Pingaud.



Outros opinaram que Besancenot, de 34 anos, conseguiu com uma “postura vertical” ganhar o respeito e a admiração quando as lutas internas diminuíram a credibilidade do Partido Socialista, principal força de oposição na França.