Governador acompanha negociação das emendas

Na segunda reunião da bancada sergipana, que aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 29, para discutir as emendas individuais e coletivas que serão apresentadas ao orçamento da União 2009, beneficiando – caso sejam empenhadas – municípios sergipano

A reunião serviu para que uma lista com as propostas de investimentos estaduais elaborada pelo governo do Estado fosse apresentada à bancada, e, posteriormente, discutida pelos parlamentares, que depois decidirão o destino das emendas.


 


“É uma reunião tradicional, na qual se discutem as regras e os parâmetros de elaboração das chamadas emendas coletivas ou de bancada. O governo leva sugestões para o exame da bancada, que, posteriormente, elege suas prioridades. Muitos escolhem entre as emendas sugeridas pelo governador aquelas que eles vão defender quando da elaboração das emendas da bancada do Estado”, explicou o governador Marcelo Déda.


 


Segundo o governador, “o importante é que temos uma relação de muita qualidade e respeito mútuo, e estamos unidos pelo crescimento de Sergipe, em defesa dos investimentos que ajudem o Estado a construir seu caminho no rumo do desenvolvimento econômico e social do nosso povo”.


 


Das 15 emendas coletivas, 14 serão apresentadas exclusivamente voltadas para os interesses estaduais, enquanto uma emenda é definida em audiência pública e atende à microrregião, no caso, Bahia, Alagoas e Sergipe. Tradicionalmente, por entendimento entre a bancada federal e o governo de Sergipe, cabe ao governador, ao prefeito da capital e ao reitor da Universidade Federal de Sergipe apontar uma emenda, cada um. Todas as emendas restantes são definidas pelos oito deputados federais e pelos três senadores. “Nossa esperança é a de que vamos elaborar uma série de propostas que irão traduzir as nossas principais prioridades e viabilizar investimentos estruturantes de nosso Estado”, disse o governador.


 


O senador Almeida Lima (PMDB), que desapareceu depois que ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Aracaju, foi o único da bancada a não comparecer.


 


Com informações do Jornal da Cidade.