Sem categoria

SP: campanha da Nação Hip Hop Brasil já percorreu 13 cidades

Educação ou Camburão? Debatendo a violência com a Nação. Com essa interrogação os integrantes da Nação Hip Hop Brasil percorreram 11 cidades do Estado de São Paulo para discutir a questão com a comunidade. A campanha começou em um ato público no

De acordo com o presidente da Nação-SP, Mano Oráculo, cada cidade tem uma realidade diferente em relação à violência, mas em todas a mesma constatação. “A violência nasce da falta de oportunidades , questão cultural, de estudo digno, de opções de esporte e lazer, de trabalho e habitação”.

 

Segundo ele, a campanha nasceu com o objetivo de estimular o debate sobre a violência  e educação, para  ajudar a concientizar as crianças , jovens das periferias da cidades , no intuíto de minimizar a questão e no final da campanha estadual apresentar o relatório das atividades com a propostas para o poder público estadual.

 

“Com a Nação Hip Hop conhecemos diversas cidades e percebemos como a violência está presente em cada uma delas, e cada vez mais forte, elaboramos a campanha para discutir essa questão com essas comunidades e dar a nossa contribuição”, afirma Oráculo.

 

A campanha já passou por onze cidades, no total foram realizadas 13 atividades, todas com êxito, com uma grande participação do público. A idéia é percorrer mais cidades, garante Oráculo. O documento com as propostas discutidas nessas cidades será apresentado no final de novembro.

 

Confira abaixo a entrevista com Mano Oráculo:

 

Como você avalia esses primeiros meses de campanha?

 

Oráculo: Foi uma enorme experiência para todos desenvolver uma campanha desse tamanho. Os debates na cidade foram enriquecedores, mais de 800 pessoas já participaram dessa campanha, entre elas representantes de Conselhos Municipais, entidades, estudantes, diretores de escola, professores, polícia militar, guarda municipal, OAB, imprensa de diversas cidades e o poder público, além da comunidade e sociedade cívil. Enfim conseguimos cumprir uma das metas que era reunir diferentes segmentos da sociedade para discutir a questão da violência e a educação no estado  a campanha no estado de São Paulo nem terminou e está se tornando nacional, exemplo: Rio Grande do Sul e Bahia já fizeram atividades do Educação ou Camburão. Mas a campanha não terminou e o desdobramento dela vai se dar de uma forma grande e positiva com diversos projetos na área da educação, cultura , trabalho, saúde, direitos humanos e cidadania.

 

Como as cidades estão enfrentando a questão da violência?

 

Oráculo: Cada cidade aborda a questão de um jeito, até por terem realidades diferentes. Em algumas a violência está mais relacionada à questão étnica, em outras a questão social, psicológica, em outras o número de homícidos surpreende. Mas em todas uma discussão predomina: a questão cultural, da formação das pessoas: estudo, habitação, esporte, lazer. É senso comum que é preciso investir nessas áreas para combater a violência.

 

Em relação as propostas apresentadas, quais você destacaria?

 

Oráculo: Foram muitas as propostas apresentadas e todas de alto nível, como por exemplo a necessidade de investimento na ressocialização de jovens que saem da Febem (Fundação Casa), foram apresentadas algumas fromas de incluir esses jovens de volta à sociedade, como programas sociais, senão muitos desses jovens vêem no crime a única forma de sobreviver e de se integrar ao sistema. Programas educacionais dentro do sistema prisional paulistano, ampliação do programa da área da saúde do Redução de Danos e outra que destaco também é a divulgação da Constituição Brasileira, quase ninguém conhece os seus direitos e deveres, cada cidadão precisa conhecer a Constituição e brigar por seus direitos e respeitar os seus deveres e essa foi umas das mais abordadas nos debates.

 

Confira por onde passou a campanha “Educação ou Camburão?”:

São Paulo
Santo André
Ribeirão Pires      
Guarulhos
Rio Claro
Osasco
Salto
Itapevi
Francisco Morato
JD.São Luiz -São Paulo
Capão Redondo – São Paulo
Itapecerica da Serra
Campinas

 

Fonte: http://www.nacaohiphopbrasil.com.br/index.php