Escola de Planejamento Urbano do CEARAH Periferia inicia curso

Através da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular, o CEARAH Periferia inicia no dia 11 de novembro o curso “A Cidade em Movimento – fazendo política e discutindo direitos”.Tendo como público-alvo integrantes de movimentos populares, o curso é vo

De acordo com Valéria Pinheiro, coordenadora de projetos do CEARAH Periferia, em conversas com representantes destes movimentos e entidades, “foi detectada a necessidade de formação de jovens lideranças e discussões mais conjunturais, como uma tentativa de entender o mundo em que vivemos e debater alternativas”.


 


De novembro à março de 2009, acontecerão aulas às terças e quintas, das 18:30 às 20:30 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. O programa do curso será desenvolvido em módulos temáticos – “Direitos Humanos – o que temos a ver com isso?”; “Conjuntura Política – Sociedade e Estado no mundo contemporâneo”; “Movimento Popular”; “Políticas Públicas”; “Direito à Cidade”; “Economia Solidária”; “Democratização da comunicação – Mídia e Cultura”; “Multiplicando práticas sociais – aspectos operacionais e metodológicos”; “Violência Urbana – conseqüência da exclusão social no processo de desenvolvimento urbano”.


 


Das mais de 150 pessoas que se inscreveram para participar do curso, foram selecionadas 50. A seleção priorizou pessoas ligadas aos movimentos e comunidades populares, assegurando uma representatividade da diversidade política e geográfica da cidade. A abertura acontece, neste dia 11, às 18:30, no Salão Nelson Mandela, na sede da entidade. Será o momento de todos se conhecerem e assumirem o compromisso com a proposta metodológica do curso.


 


 O próximo encontro acontecerá já no dia 13, a partir das 18:30, com o início do módulo “Direitos Humanos – o que temos a ver com isso?”, que será facilitado por Henrique Botelho, Renato Roseno e Zelma Madeiro, além da equipe do projeto. As aulas do módulo prosseguem nos dias  15, 18, 20 e 22 deste mês. Valéria Pinheiro destaca que dar início ao curso a partir dos Direitos Humanos tem o propósito de aproximar a discussão dos direitos às lutas cotidianas na cidade.


 


O CEARAH Periferia realiza o curso com apoio da Oxfam, Trocaire e Banco do Nordeste. Ao longo dos 17 anos de sua história, a entidade tem desenvolvido, através da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular, diversas atividades de formação, de maneira a qualificar a atuação das comunidades e movimentos organizados de Fortaleza para intervenção propositiva no processo de desenvolvimento urbano integrado e solidário.


 


SERVIÇO


LOCAL: CEARAH Periferia (Rua Carlos Vasconcelos, 1339, Aldeota)
DATA: 11 de novembro (terça-feira)
HORÁRIO: 18h30
CONTATOS: Valéria Pinheiro (85) 8855.9909 – Rodrigo Faria (85) 8670.2006 – CEARAH Periferia (85) 3261.2607


 


Fonte: Boletim AnotE – Agência de Notícias Esperança