Projeto Leituras Negras discute no Cariri a influência africana na cultura brasileira

A programação acontece nesta terça-feira, dia 11 de novembro, no Salão de Atos URCA e na Praça dos Quatro Bancos no Crato.

A influência do povo africano na cultura brasileira, a partir da música, da dança e da religiosidade será a temática do Projeto Leituras Negras que realizará no dia 11 com variada programação.


 


As atividades serão realizadas no Salão de Atos da URCA no período da manhã e tarde. No período da noite, na Praça dos Quatro Bancos no Bairro Seminário (Crato), terá apresentação do grupo de dança afro Afoxé Oba Orun. O bairro Seminário foi escolhido para apresentação por reunir diversos terreiros da religião de matriz africana.


 


O evento é aberto ao público e tem o como foco contribuir para a formação dos militantes negros e dos professores do Ensino Básico, tendo em vista Lei 11. 645, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.


 


O evento contará com palestra de tema “A religiosidade de matriz africana”, tendo como palestrante Leno Farias – Ogan Alabê Axé Olóioba, diretor da União Nacional pela Igualdade Racial (Unegro) e mestre do batuque do maracatu Vozes da África.


 


Também está programada a palestra “A influência africana na musicalidade brasileira” com o palestrante Jean Alex – músico, integrante do maracatu Sol na Macambira, graduando em Pedagogia e pesquisador da musicalidade africana.


 


Os alunos e professores da Escola Profissionalizante Virgilio Távora, Instituição de Ensino de Tempo Integral – Crato, farão um relato da experiência do projeto que vem sendo desenvolvido na Escola sobre a questão racial.


 



Já o Afoxé Oba Orun, é um grupo que além de se reunir para fazer a dança profana dos orixás, estudam as religiões de matriz africana como a Umbanda e o Candomblé.


 



O projeto Leituras Negras é desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA) em conjunto com o movimentos negros como a União Pela Igualdade Racial (Unegro), Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e a 18ª Crede.
 
 
 
Programação:



 
Dia: 11 de novembro ( terça-feira)



 
Manhã



Relato de experiência da Escola de Ensino Profissionalizante Gov. Virgilio Távora
Palestra: A religiosidade de matriz africana
Palestrante: Leno Farias – Ogan Alabê Axé Olóioba, diretor de União
Nacional pela Igualdade Racial – Unegro e mestre do batuque do
maracatu Vozes da África
Local: Salão de Atos – URCA



 
Tarde



Palestra: A influência africana na musicalidade brasileira
Palestrante: Jean Alex – músico, integrante do maracatu Sol na Macambira, graduando em Pedagogia e pesquisador da musicalidade africana.



 
Noite



Apresentação Afoxé Oba Orun
Local: Praça dos Quatro Bancos
Bairro: Seminário Crato
 



Serviço:
Projeto Leituras Negras
Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC/Proex/URCA
(88) 3102-1212 ramal 2424
 
 
 
Fonte: Coletivo Camaradaswww.coletivocamaradas.blogspot.com