Eliana Gomes vai defender valorização da mulher

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) não é um rosto novo na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), mas a partir de janeiro de 2009 a Parlamentar toma posse como efetiva na Casa, pois após ocupar o cargo de suplente nos últimos setes meses, Eliana tem agora a

Eliana Gomes, que é educadora Social, construiu sua carreira política junto às lideranças comunitárias. Filiada ao PCdoB há 20 anos, ela já dirigiu por dois anos a Federação dos Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) e foi uma das fundadoras do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher, além de ter sido membro da Associação Comunitária do bairro Ellery, região onde possui grande aceitação. Depois de quatro tentativas, Eliana conseguiu, enfim, a chance de ingressar como efetiva no legislativo municipal.


 


»As bandeiras da luta. Uma de suas principais bandeiras durante a gestão, ela adianta, vai ser a mulher. Em busca de reconhecimento, de atribuição de valores e respeito ao sexo feminino, Eliana garantiu que vai legislar e fiscalizar na Câmara com projetos que beneficiem o gênero. A Comunista acredita que deve existir dentro da sociedade, e até dentro da política, motivação para que as mulheres possam compor espaços que atualmente possuem a predominância masculina. “A mulher deve ser valorizada, porque muitas vezes tem uma jornada dupla, no trabalho e dentro de casa, como mãe e esposa'', ressaltou.



Para a juventude, Eliana assegurou que também possui idéias e projetos. A Vereadora iniciou na Câmara uma luta por políticas públicas em prol da juventude, em busca do enfretamento e de condições para livrar os jovens das drogas em um projeto que prioriza também a família dos dependentes, que segundo a Parlamentar, muitas vezes acaba se desestruturando frente ao problema. ''As pessoas pobres não têm condições de pagar clínicas e as famílias chegam a ficar destruídas'', desabafou Eliana.


 


»O caminho. Durante a campanha, Eliana Gomes se aproximou bastante da prefeita Luizianne Lins (PT). O material gráfico da Vereadora e os eventos de campanha revelaram a boa relação entre a Petista e a Comunista. Todavia, apesar de fazer parte da base aliada da Prefeita, no pleito e na Câmara, a Parlamentar garantiu que vai representar bem seu papel de fiscalizadora, até porque já conhece a dinâmica da Casa. “O Legislativo tem que ter autonomia'', defendeu.


 


A campanha de Eliana Gomes, segundo a própria vereadora, foi simples. De porta em porta, a Parlamentar percorreu vários bairros da Zona Oeste da Cidade em busca de um contato com as comunidades. Ela admitiu que deve muito à família e aos apoiadores, que, além de contribuírem financeiramente, seguiram na mesma luta buscando votos de porta em porta, de sinal em sinal.


 


Ao todo, Eliana gastou R$ 79.826,00 e parte do dinheiro veio de doações das pessoas que acreditaram no seu trabalho. O material utilizado durante a campanha, além do carro de som, eram panfletos e santinhos distribuídos pelos próprios apoiadores. A Comunista declarou ainda que não só os ativistas estiveram em sua campanha, mas, para conseguir os 6.181 votos, Eliana também contou com uma militância em prol de sua candidatura. ''A militância, diferente do ativista que é pago, leva no coração a vontade de eleger o seu candidato'', ressaltou.


 


»Prefeita e aliada. Para Eliana, Luizianne Lins ainda possui muitos desafios durante o segundo mandato: a conclusão do Hospital da Mulher, dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) e do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). A Vereadora acredita que Luizianne vai cumprir todo o mandato e não vai se candidatar em 2010. “Luizianne vai cumprir, porque sabe que a população lhe deu um voto de confiança'', revelou Eliana, ressaltando papel de “guerreira'' da Petista reeleita.


 


A Parlamentar defendeu a votação do Plano Diretor até o final do ano, pois segundo Eliana, caso isso não ocorra, Fortaleza enfrentará mais problemas estruturais além de correr o risco de perder investimentos. ''A Cidade cresceu demais e muitos espaços precisam ser revitalizados'', explicou.


 


»Opinião de veterana. Eliana Gomes admitiu que se seu nome for um dos indicados para concorrer a Presidência da Câmara aceitará com “prazer'' e encararia como um “desafio''. No entanto, a Vereadora aguarda o desenrolar da questão. Para Eliana, o vereador Tin Gomes (PHS) geriu com ''competência'' a Casa e, desde já, a Parlamentar adiantou que espera do novo presidente mais instrumentos participativos.


 


Para Eliana Gomes, a candidatura de novos vereadores para a Presidência da Câmara seria “viável''. Porém, a Comunista avalia que, para assumir o cargo, é necessário ter experiência dentro da Casa. Entretanto, a participação e a opinião dos novatos são indispensáveis para a nova formação da Mesa Diretora. Dentre os nomes, a vereadora não arrisca o vencedor, mas reafirma, assim como todos os aliados, que a decisão deve sair de dentro da base.


 


 


Fonte: Jornal O Estado