Meteorologistas fazem previsões para o próximo trimestre

As chuvas previstas para o próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) têm 35% de chance de ficarem abaixo da média no sul do Piauí, segundo adiantou o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Centro de Previsão do Tempo e Estudo

Ele participa da I Reunião Climática para o setor Sul da Região Nordeste do Brasil para o período chuvoso de 2008/2009, que acontece no auditório da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em Teresina.


Segundo ele, na região Nordeste, o único sinal fora dos padrões, observado pelos meteorologistas, ocorre na região sul do Piauí e boa parte do estado da Bahia. “Nessas regiões pode haver condições de chuva abaixo da média. Essas regiões apresentam alguma coisa de diferente”, informou.



No entanto, o meteorologista da Semar, Mainar Medeiros, é cauteloso ao adiantar alguma previsão. “Nós só gostaríamos de falar nesse resultado amanhã, entre 11h e 12h, depois das discussões, porque há muita divergência entre os técnicos. Nós só podemos dizer algo depois que chegarmos a um acordo”, ressaltou.



Além de Mainar Medeiros e Christopher Cunningham, participam da reunião em Teresina representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Participam ainda meteorologistas de outras regiões do país, através de vídeo-conferência.
“Todo o Brasil está voltado atualmente ao Nordeste, para se ver como será a situação das chuvas, a partir da caracterização do período chuvoso no sul do Piauí. Os técnicos estão interagindo e vendo as divergências ou as concordâncias”, acrescentou Mainar Medeiros.