Elo Rodrigues é a primeira turma formada pela CTB e CES no RS

A CTB do Rio Grande do Sul, em conjunto com o Centro de Estudos Sindicais – CES, realizou entre os dias 26 e 28 de novembro de 2008, o I Curso de Formação Sindical, reunindo 120 sindicalistas de 40 entidades gaúchas.

Durante a abertura estiveram presentes o presidente estadual da CTB-RS, Guiomar Vidor, Eremi Melo, Secretária Estadual de Formação da CTB-RS, Augusto Petta, Coordenador Nacional do CES e Celina Áreas, Secretária Nacional de Formação da CTB.


 


Além das boas vindas aos participantes, os dirigentes saudaram a iniciativa do I Curso, destacando que a procura pelo mesmo superou todas as expectativas, ultrapassando o limite de vagas abertas para o curso.
 
Também visitaram o curso, os dirigentes da CTB, Vicente Selistre, Sérgio de Miranda, Abgail Pereira e Henrique Fermiano.
 
Aulas e professores da melhor qualidade


 


As atividades foram iniciadas no dia 27 de novembro, com aulas de Origem e Papel dos Sindicatos, História do Movimento Sindical no Brasil e Concepções Sindicais. Divididos em duas salas, as aulas foram ministradas pelo jornalista Osvaldo Bertolino e pelos professores Saulo Velasco e Augusto Petta.
 
Na noite do mesmo dia o economista David Fialkow palestrou sobre a crise econômica mundial e suas conseqüências para os trabalhadores. Após a palestra, o cantor porto-alegrense Kaubi brindou os participantes com música brasileira da melhor qualidade.
 
Durante o dia 28 de novembro os sindicalistas gaúchos tiveram aulas sobre as transformações no mundo do trabalho e como realizar análise de conjuntura. Osvaldo Bertolino e a professora Celina Áreas, ministraram as aulas.
 
Homenagem e solidariedade classista
 
A primeira turma de formandos resolveu homenagear o sindicalista falecido há dois anos, Elo Wyse Rodrigues, sindicalista da Cidade do Rio Grande, ex-presidente do Sindfértil, por ter sido um dirigente sindical comprometido com a causa da formação. Elo foi monitor do Centro de Estudos Sindicais e sempre defendeu que a formação dos trabalhadores fosse uma prioridade da luta classista.
 
O curso encerrou com a formatura e entrega dos certificados aos sindicalistas gaúchos e com o desencadeamento de uma campanha da CTB-RS, de solidariedade e arrecadação de doações ao vizinho povo Catarinense, que será desenvolvido pelos sindicatos filiados a CTB em todo o Estado. A arrecadação das doações será feita pelos sindicatos e enviada para a CTB-RS (Rua dos Andradas, 943, cj. 906, Porto Alegre-RS)
 
De Porto Alegre
Sônia Corrêa