Coleta seletiva solidária beneficia catadores
A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) realizará nesta quinta-feira(11), em sua sede (Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica), o lançamento do projeto de Coleta Seletiva Solidária, que tem como destaque a inclusão social dos catadores e catad
Publicado 11/12/2008 10:46 | Editado 04/03/2020 16:35
O projeto Coleta Seletiva da Emlurb propõe um ciclo completo de consumo sustentável e responsabilidade ambiental. A proposta envolve os próprios funcionários e servidores da empresa, para que a separação do material reciclável seja feito em cada setor. Na sede, o material é recolhido conjuntamente e repassado para os grupos de catadores.
“A idéia não é só separar o lixo. É separar e entregá-lo para os catadores, ajudando a gerar renda”, explica Anastácia Martins, Assessora de Planejamento da Emlurb. Além de cultivar nos servidores a boa prática ambiental, o projeto incide diretamente no campo da inclusão social.
Além da doação do material reciclável, os catadores também vão poder contar com um galpão cedido pela Empresa. “A conquista desse espaço é fruto de uma parceria firmada entre a empresa e o Fórum Lixo e Cidadania/CE”, diz Anastácia.
Outra atividade prevista é o pré-lançamento da Biblioteca Ambiente Verde, que pretende reunir publicações e estudos centrados na temática ambiental, servindo de fonte de pesquisa para estudantes e interessados na área. A Biblioteca funcionará na própria sede da Empresa.
A manhã ambiental se completa com a certificação do “Empregado Verde” (administrativo e operacional). O servidor que mais manteve boas práticas ambientais em seu local de trabalho será premiado. Haverá também a premiação do vencedor do concurso de criação da logomarca do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Emlurb.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza