PC de Cuba felicita PCdoB por Encontro internacional de PCs
O responsável de Relações Internacionais do Partido Comunista de Cuba, Fernando Remírez de Estenoz, enviou mensagem ao PCdoB expressando “nossa felicitação e reconhecimento pelos resultados do 10º Encontro de Partidos Comunistas e Operários, realizado em
Publicado 15/12/2008 15:25
“O Partido Comunista do Brasil sente-se gratificado com a elevada apreciação dos camaradas cubanos sobre o 10º Encontro, realizado sob os auspícios do nosso partido”, comentou, sobre a mensagem, o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo carvalho, a quem se dirige a mensagem de Estenoz, datada de “Havana 12 de dezembro de 2008, ano 50 da Revolução”. Veja a íntegra:
“José Reinaldo,
Em nome do Partido Comunista de Cuba queremos expressar-lhes nossa felicitação e reconhecimento pelos resultados do 10º Encontro de Partidos Comunistas e Operários, realizado em novembro em São Paulo, Brasil.
O trabalho desenvolvido pelo PCdoB durante todo o processo de preparação do evento, e as condições logísticas e organizativas de seu decurso, possibilitaram que se alcançasse os resultados positivos previstos e mais uma vez se constituísse esta possibilidade de encontro, análise e reflexão sobre os principais problemas que devemos enfrentar, no interesse comum de construir um mundo de maior justiça e igualdade social.
Queremos transmitir um especial reconhecimento a toda a equipe de Relações Internacionais do partido e ao conjunto de ativistas que tão diligente labor desenvolveram naqueles dias; e particularmente por suas permanentes demonstrações de solidariedade e apoio ao trabalho de nossa delegação.
O trabalho do PCdoB e o emotivo ato de solidariedade a nossa América Latina, organizado nos marcos do evento, possibilitou que nossa região constituísse uma digna sede desse Encontro e que os participantes pudessem regressar a seus países mais inteirados e comprometidos com as lutas travadas por nossos povos.
Fraternalmente,
Fernando Remírez de Estenoz,
membro do Secretariado do PC de Cuba,
chefe do Departamento de Relações Internacionais.”
Sensibilizado com a mensagem, José Reinaldo expressou que “nosso partido recebe as generosas palavras da direção do Partido Comunista de Cuba como um estímulo para avançar em nosso trabalho internacionalista. Ao mesmo tempo, compartilhamos este reconhecimento com todos os partidos que participaram do 10º Encontro, sem cuja contribuição o êxito desse magno evento não teria sido possível. Reforça-se ainda mais a nossa convicção, demonstrada na prática, sobre a superioridade do trabalho coletivo”, afirmou.
“A valorização do ato político em solidariedade aos povos da América Latina, que contou, para além dos partidos comunistas e de cerca de 1.500 militantes, com a participação de forças antiimperialistas brasileiras e de outros países da América Latina, é uma demonstração da força da idéia e da prática da unidade, pela qual lutamos os comunistas brasileiros, cubanos e de todos os países latino-americanos, pois na unidade dos povos e das forças de vanguarda do movimento popular e antiimperialista está a chave da vitória”, disse ainda o secretário de Relações Internacionais do PCdoB.
O Encontro de Partidos Comunistas e Operários reúne-se todos os anos, desde 1998. As sete primeiras edições foram em Atenas (Grécia), a oitava em Lisboa (Portugal) e a nona em Minsk (Belarus). O 10º Encontro foi o primeiro a se realizar fora da Europa: influiu na escolha do Brasil como sede o momento de efervescência democrática e antiimperialista que a América Latina atravessa. Participaram dos trabalhos as delegações de 65 partidos de 54 países.