Sem categoria

Chineses festejam criação de laços entre Taipé e Pequim

Uma nova era nas relações entre os dois lados do estreito de Taiwan foi iniciada nesta manhã com o estabelecimento de serviços permanentes marítimos, aéreos e postais entre a China continental e a ilha de Taiwan'', festejou a edição desta segunda-feira

O fim de aproximadamente seis décadas de bloqueio em laços diretos imposto por Taipé, principal cidade de Taiwan, é amplamente considerado como o fortalecimento dos crescentes laços economicos entre os dois lados do estreito e befeficia milhões de pessoas de ambas as margens.



Políticos importantes, como o líder taiwanês Ma Ying-jeou e o presidente honorário do Kuomintang (KMT) Lien Chan, comparecerão a cerimônias marcadas em Taiwan e no continente para celebrar o momento histórico.



A China continental e Taiwan estabeleceram ligação direta por ar e mar e serviços postais nesta segunda-feira, após quase sessenta anos de bloqueio por parte de Taiwan.



Os primeiros navios, da Evergreen e da Yang Ming Marine em Taiwan, estavam com partida marcada para a tarde desta segunda-feira para os portos de Kaohsiung e Keelung, na parte continental do país.



Ao mesmo tempo, dois navios das empresas continentais China Shipping e China Ocean Shipping (COSCO) partiram de Xangai e Tianjin.



Wang Yi, ministro dos Negócios do Conselho de Estado de Taiwan, Chen Yunlin, presidente da Associação pelo Relacionamento Entre o Estreito de Taiwan (ARATS) e  Lien compareceram à partida do navio da Cosco em uma festividade programada para o fim da tarde.



O navio deve chegar a Taiwan em quatro dias, segundo Liao Xiaoyu, diretor do escritório de Negócios de Taiwan em Tianjin. No passado, um navio precisava tomar uma rota diferente, que demorava sete dias e que tinha de aportar em um porto ''neutro'' antes de chegar ao destino.



Dezesseis vôos de passageiros decolarão do continente e de Taiwan no primeiro dia de vôos diretos comerciais entre os dois territórios, expandindo os vôos charter de fim de semana que foram iniciados em julho deste ano.



A China Southern Airlines será a primeira empresa aérea do continente que operará vôos de carga entre Cantão e Taipé. Mais de 60 aeronaves cargueiras devem sobrevoar mensalmente o estreito, segundo os acordos assinados em 4 de novembro passado.