Coleção infantil traz histórias e personalidades do Ceará
Conhecer a História do lugar onde se nasce é condição para uma formação cidadã. Melhor ainda se esse conhecimento começa na infância de uma maneira lúdica e atraente. Pensando assim, o psicanalista e escritor, Jansen Viana, e a professora de História e
Publicado 16/12/2008 11:05 | Editado 04/03/2020 16:35
Os dez títulos são: “Jovita Feitosa: A garota que queria ser soldado”, “Pinto Martins: Uma aventura que ficou na história”, “João Nogueira Jucá: O menino bombeiro”, “A vaia no sol”, “Patativa do Assaré: O poeta do sertão”, “Zé Pinto: O vovô artista”, “Dragão do Mar: O herói dos mares”, “Chico da Silva: O artista das ruas”, “Bárbara de Alencar: A primeira heroína do Brasil” e “Assim nasceu Fortaleza”.
Jansen e Baby têm uma filha de cinco anos que começou a ler aos quatro. Acostumados a contar histórias para a menina, tiveram a idéia de escrever a coleção, contribuindo para a formação cultural de outras crianças. “Selecionamos personagens que foram heróis de verdade e mostramos que muitos estão aqui, pertinho da gente”, diz Jansen.
Para criar um sentimento de identificação ainda maior com as crianças, algumas histórias mostram os personagens na infância ou adolescência, como é o caso do poeta Patativa do Assaré ou do aluno João Nogueira Jucá, que perdeu a vida salvando vítimas de um incêndio em Fortaleza.
Os pequenos leitores poderão interagir com os livros, colorindo os desenhos para ajudar na fixação do conhecimento. “A proposta é trazer conhecimento e fomentar interesse pela cultura local”, afirmam os organizadores. Quando passarem por uma rua, praça ou monumento com nomes desses personagens, as crianças terão referências.
Jansen, também funcionário do Banco do Nordeste, ofereceu a coleção a uma editora que não aceitou a proposta. Ele resolveu, então, concorrer a um edital do Programa Cultura da Gente, que apóia projetos artísticos desenvolvidos por funcionários da ativa e aposentados do BNB. A Coordenadora do Programa, Rosana Gondim, comenta que é uma maneira de valorizar e revelar talentos dentro do Banco.
A intenção dos autores é realizar diversos lançamentos da coleção, inclusive em escolas. A coleção é vendida por R$ 12,00. Quem desejar, pode adquirir números separados por R$ 1,50, cada.
Mais Informações: Jansen Viana, co-autor da coleção ''Ceará e Cearenses'' (fone: 85 3299 3362 – E-mails: jansen@bnb.gov.br; jansenviana@hotmail.com)
Fonte: Agência da Boa Notícia