Câmara aprova entrada da Venezuela no Mercosul
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (17) o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 387/07) para a adesão da Venezuela ao bloco econômico do Mercosul. O projeto aprova protocolo assinado, no ano passado, pelos presidentes do Brasil, Arge
Publicado 18/12/2008 10:54
Mesmo com a resistência da bancada do PSDB, o projeto foi aprovado na Câmara por 265 votos favoráveis, 61 contrários e seis abstenções. A proposta será agora encaminhada à discussão e votação no Senado Federal, onde o governo prevê maiores dificuldades para a aprovação.
Até o momento, a entrada da Venezuela no bloco só havia sido ratificada pelos Congressos da Argentina e do Uruguai. A demora causou atritos diplomáticos entre Brasil e Venezuela, — o presidente Hugo Chávez chegou a acusar o Senado brasileiro de adiar o trâmite por ser “papagaio dos Estados Unidos”.
A adesão da Venezuela foi defendida pelo deputado José Genoíno (PT-SP), que considerou que atrasar o trâmite só atentará contra o desenvolvimento do Mercosul e do próprio processo de integração sul-americana.
Genoíno lembrou que, com a entrada da Venezuela, o Mercosul passará a estar constituído por mais de 250 milhões de habitantes, com uma superfície de 12,7 milhões de quilômetros quadrados e um volume de comércio de cerca de US$ 300 bilhões.
Da redação,com agências