Cuba é tema de filme no Cineclube Vila das Artes

Memórias do Subdesenvolvimento, de Tomás Gutiérrez Alea, é um retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60.

Dirigido por Tomás Gutiérrez Alea, em 1968, o filme é um retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60. O filme será exibido nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, às 18h30, dentro da mostra Literatura em Cinema do Cineclube Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. A exibição é gratuita e acontece toda semana no auditório da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).


 


Memórias do Subdesenvolvimento é considerado um clássico do cinema latino-americano. O filme oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução cubana, narrado por Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário.            


 


A mostra, que tem como curador Marcelo Magalhães Leitão, pesquisador e doutor em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, traz filmes clássicos que sugerem o exercício do pensamento sobre as condições sociais para a produção e circulação dessas linguagens artísticas. Na próxima semana, dia 21, tem Memórias do cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos e no dia 28, “Fahrenheit 451(1966), de François Truffaut.


 


Serviço:


Cineclube Vila das Artes – Todas as quartas-feiras de janeiro, sempre às 18h30, na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, esquina com Meton de Alencar, Centro. Entrada gratuita. Informações pelo telefone 3252-1444.


 


Fonte: Assessoria de imprensa da Vila das Artes