Sem categoria

Pensando em 2010, Serra chama Alckmin para seu secretariado

Meses depois de ser traído pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na disputa para a Prefeitura de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) é o novo secretário estadual de Desenvolvimento. A vaga atualmente é ocupada pelo vice-governador

“Essa é uma demonstração da união do PSDB, da liderança do governador Serra e do espírito partidário e de cooperação de Alckmin”, declarou o presidente do PSDB paulista, deputado federal Mendes Thame, procurando fazer tabula rasa do passado. Ao comentar “o desprendimento de Alckmin”, Thame deixou no ar um ensaio para 2010. “Isso mostra que o PSDB vai caminhar junto. Todos saem ganhando.”


 


Alckmin, apesar de ponderar insistentemente que ainda há muito tempo até as próximas eleições, esforçou-se para mostrar unidade com o governador: “Serra desponta como um importante candidato do nosso partido a 2010”. E acrescentou: “Vim para unir, somar e trabalhar. Estamos juntos em um esforço para que o governo de São Paulo seja um grande governo.”


 


A verdade é que Serra e Alckmin estavam afastados desde as eleições municipais em São Paulo, no ano passado. O prefeito reeleito Gilberto Kassab e Alckmin dividiram o PSDB no primeiro turno. Enquanto uma parte da legenda ficou com o seu candidato oficial, outra parte, comandada pelo governador José Serra, esteve ao lado do prefeito. Kassab sucedeu Serra na prefeitura e manteve vários tucanos em secretaria municipais.


 


Candidato derrotado, Alckmin estava sem cargo público desde que deixou o governo para se candidatar a presidente em março de 2006. Na ocasião, ele disputou a vaga com Serra e “rachou” o PSDB. O convite para o novo cargo — que partiu de Serra — é uma tentativa de reaproximação dos dois e de união do dividido PSDB paulista.


 


Uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo neste mês de janeiro informava que Alckmin vinha sendo cobiçado por uma ala do PSB para ser candidato pelo partido ao governo de São Paulo em 2010 caso não conseguisse a indicação dentro de seu PSDB. A reportagem informava ainda que a idéia agradava a uma ala do PT — que via no estratagema a possibilidade de enfraquecer Serra em seu território.


 


A nova pasta


 


A Secretaria de Desenvolvimento (SD) é considerada uma área estratégica no governo estadual, sobretudo neste momento de crise financeira global. Trata-se do órgão responsável pela formulação de medidas que propiciem o desenvolvimento econômico de São Paulo. Uma de suas principais funções é diagnosticar e atuar para melhorar a competitividade dos diversos setores da indústria já instalados no Estado.


 


Além disso, a secretaria cuida da atualização do quadro regulatório existente e da criação de novos instrumentos de fomento necessários à efetiva promoção do desenvolvimento econômico de São Paulo. A secretaria é responsável também pelo Centro Paula Souza, que administra 151 Escolas Técnicas (Etecs) e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 127 cidades do Estado de São Paulo.


 


As Etecs atendem a 123 mil estudantes, sendo cerca de 30 mil no Ensino Médio e mais de 90 mil no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 86 habilitações. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos 39 cursos superiores ultrapassa 28 mil (números referentes ao 2º semestre de 2008.