Sem categoria

Metalúrgicos aprovam acordo para reduzir jornada e salário

Foi fechado na manhã desta quarta-feira (28), em São Paulo, o primeiro acordo de redução de jornada de trabalho e salário para evitar demissões no setor de metalurgia. Os 800 trabalhadores da fabrica de autopeças Valeo Sistemas Automotivos aceitaram, dura

Segundo a assessoria de imprensa do sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, os funcionários aceitaram trabalhar um dia a menos na semana e terem o salário reduzido em 15%. O acordo vale por 90 dias. Em troca, quando voltarem às atividades, os trabalhadores terão estabilidade de três meses.


 


Ainda de acordo com a assessoria, o presidente do sindicato, Miguel Torres, parabenizou, durante a assembléia, os trabalhadores pela decisão e por seu envolvimento nas negociações. Segundo ele, a empresa tem de reconhecer que os funcionários estão fazendo um sacrifício, porque estão emprestando dinheiro para que ela não seja tão prejudicada pela crise econômica global.


 


Torres cobrou o governo e disse que os esforços devem ser feitos por todos. Afirmou também é necessária a adoção de medidas para reduzir os efeitos da crise. Nesta sexta-feira, outra empresa do setor automotivo, a MWM Motores, na zona sul da capital, fará uma assembléia para tentar um acordo semelhante. A empresa tem cerca de 1.600 trabalhadores.