Inauguração da Refinaria no Ceará será antecipada para 2013
Representantes do Governo do Estado e técnicos da Petrobras decidiram ontem antecipar o início das operações da refinaria Premium II, a ser construída no Ceará, para 1º de setembro de 2013
Publicado 30/01/2009 11:26 | Editado 04/03/2020 16:35
Petrobras e Governo do Estado decidiram antecipar a inauguração da refinaria Premium II, que será instalada no Porto do Pecém, para 1º de setembro de 2013. Até o último dia 23, quando o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, anunciou o Plano de Negócios 2009-2013 e confirmou a construção da unidade, a data prevista era o início de 2014. A decisão foi tomada ontem em reunião realizada, a portas fechadas, no Porto do Pecém com representantes do Governo, da Cearaportos e da Petrobras.
O motivo para a antecipação, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado, foi a resolução de pendências relacionadas à infra-estrutura do porto. “As discussões giraram em torno da proposta do Termo de Compromisso apresentada aos técnicos da estatal durante reunião realizada no último dia 21, no Rio de Janeiro, e da qual participaram cinco secretários estaduais e representantes da Cearaportos. Conforme Adail Fontenele (secretário de Infra-Estrutura) o Governo está empenhado em equacionar os impasses os mais rápido para que seja assinado o termo que referenda a vinda da refinaria”, diz a nota.
Entre os pontos resolvidos na reunião de ontem estão a transferência do terminal de tancagem de combustíveis da Petrobras, que hoje está instalado no Porto do Mucuripe, para o Porto do Pecém; a garantia da profundidade mínima de 17,7 metros; a construção de um novo terminal de granéis líquidos; o contrato de operações entre a Petrobras e a Cearaportos; a utilização das instalações do terminal; a área para a instalação de uma central de refrigeração para gás liquefeito de petróleo, além da garantia de construção da quantidade de píeres necessários para o funcionamento da refinaria, que devem ser três, segundo o secretário Adail Fontenele.
O Termo de Compromisso entre as partes deverá ser finalmente assinado no mês de fevereiro já que no próximo dia 5 haverá uma reunião com todos os grupos de trabalho envolvidos com a instalação da refinaria. A expectativa do Governo é que, na ocasião, as pendências relacionadas às questões tributárias, jurídicas e de meio ambiente sejam resolvidas. Depois da assinatura do Termo de Compromisso, será feito oficialmente o cronograma de construção da refinaria. A nota divulgada pelo Governo do Estado também informa que nos próximos 90 dias as metas de trabalho serão definidas e, em até 120 dias, o Contrato Operacional deverá ser assinado.
* O POVO entrou em contato com a assessoria da Petrobras mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.
Números
11,1
Bilhões de dólares é quanto vai custar a refinaria para a Petrobras
300
Mil barris por ano será a capacidade de refino da Premium II