Sem categoria

Daniel Almeida é o novo líder do PCdoB na Câmara

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) é o novo líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. O nome de Daniel foi referendado na reunião da Comissão Política Nacional do Partido, nesta sexta-feira (6). A escolha do nome do parlamentar foi consenso entre os 12

A reunião da Comissão Política Nacional, que aconteceu em São Paulo, também discutiu as diretrizes que pautarão as ações da liderança este ano.
Para Daniel Almeida, as prioridades do Partido na Câmara são os projetos voltados para a defesa dos trabalhadores, entre eles o que reduz a jornada de trabalho, a reforma política e tributária.



Este ano, o desafio dos deputados federais comunistas é assegurar a aprovação de medidas de combate à crise, especialmente as que possam dar continuidade ao desenvolvimento nacional, sem prejuízo para os trabalhadores.



Militância



Daniel Gomes de Almeida, 51 anos, casado, pai de quatro filhos, é operário têxtil. Filiado ao PCdoB há 21 anos e dirigente do Partido na Bahia e a nível nacional, iniciou sua militância política na antiga Escola Técnica (hoje CEFET). Foi presidente do Sinditêxtil e da CUT Metropolitana, liderando importantes greves operárias e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari e outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador.
 


Foi vereador em Salvador por quatro mandatos e se candidatou ao Senado em 1998. Em 2002, recebeu 95.485 votos e se elegeu deputado federal. Foi candidato a Prefeito de Simões Filho em 2004 e ajudou a derrubar o domínio político autoritário que imperava na cidade. Nas eleições de 2006 foi o candidato mais votado do PCdoB na Bahia, reeleito deputado federal com 86.881 mil votos.
 


Destaque parlamentar
 


Daniel sempre se destacou na atividade parlamentar, sendo seguidamente premiado pela imprensa pelo seu trabalho. Foi vice-líder do PCdoB na Câmara. Participa das comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Direitos Humanos e a do Trabalho.
 


Participa das frentes parlamentares de Combate à Pirataria, Educação Profissionalizante, Defesa da Igualdade Racial, do Estatuto de Acessibilidade e de Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
 


É também de autoria do parlamentar a Lei que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – comemorado no dia 21 de janeiro.
 


O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) identificou Daniel como um dos mais atuantes deputados do Congresso.