Sem categoria

Seca atinge 20 milhões de hectares na China

Segundo as informações do Ministério dos Recursos Hídricos da China, até sábado (7), cerca de 20 milhões de hectares de terra cultivada foram atingidos pela seca, com um aumento de 7 milhões de hectares em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais de 4,42 milhões de habitantes e 2,22 milhões de cabeças de gado encontram dificuldade no consumo de água potável.



As áreas de trigo de inverno atingidas pela seca em 8 províncias, tais como Hebei, Shanxi entre outras, ocupam 95% da área total afetada pela seca no país.



O Ministério disse que entre os dias 6 e 8, haverá chuvisco e nevasca em algumas regiões do noroeste e norte do país, o que favorecerá o alívio da calamidade.



Wen Jiabao



O premiê chinês, Wen Jiabao, fez inspeções sábado e domingo (8) na província de Hanan, centro do país, sobre os trabalhos de combate à seca. Ele afirmou que é necessário minimizar as perdas provocadas pela seca e se esforçar para obter uma boa safra de verão.



Desde o início do inverno, no ano passado, ocorreu grande seca em mais de 10 províncias, regiões autônomas e municípios chineses.



Na província de Henan, a principal região produtora de trigo, não houve precipitação eficaz nos últimos 110 dias.



Na manhã de sábado, Wen Jiabao trabalhou na irrigação junto com agricultores em Henan e desejou que as regiões de grave seca se esforcem para minimizar as perdas, as regiões de seca leve procurem manter a produção estável e as regiões livres da seca aumentem a produção.



Na noite de sábado, o premiê chinês presidiu uma reunião especial sobre o combate à seca na cidade de Yuzhou. Na reunião, ele afirmou que no combete à seca, é necessário priorizar a questão do fornecimento de água potável para a população rural e os rebanhos domésticos, enquanto intensificam os esforços contra a seca.