França: congresso funda Novo Partido Anticapitalista
Trabalhador dos correios da França e político de extrema esquerda, Olivier Besancenot deu início ao congresso fundador na última sexta-feira (6) do Novo Partido Anticapitalista, que nasce no lugar da Liga Revolucionária Francesa (LCR), e que pretende aglu
Publicado 08/02/2009 22:08
O partido é uma mistura eclética de anseios socialistas com propostas mais contemporâneas, como o feminismo e a luta contra a mudança climática, segundo informou o jornal britânico The Guardian.
“Nós somos um projeto anticapitalista que reúne trajetórias políticas distintas – pessoas que não são afiliadas a partidos políticos, pessoas dos sindicatos e jovens”, disse Besancenot, 34 anos, um dos ativistas políticos mais conhecidos do país e tido pelo presidente Nicolas Sarkozy como um “extremista provocador de multidões”.
“O que é realmente impossível é manter o sistema capitalista como temos hoje”, diz ele. “Nós estamos vendo como ele é insustentável”, acrescentou. “Com a crise, as pessoas estão vendo o que capitalismo realmente é e como ele pode trazer efeitos catastróficos para a sociedade. Os fatos estão aí, o que justifica nosso argumento”, finalizou Philippe Doreau, antigo membro da LCR. O congresso foi encerrado neste domingo, com a votação do nome do partido.