Sem categoria

Caso judicial dificultará visita de Sarkozy ao México

A viagem do presidente francês, Nicolás Sarkozy, ao México, no próximo domingo, será marcada por um conflito judicial com o Estado mexicano.

O presidente francês tentará resolver o problema de uma francesa, condenada a 60 anos de prisão no México e que se declara inocente das acusações de sequestro, posse de armas e outros delitos.



Segundo fontes próximas a Sarkozy, ele tentará obter com o presidente mexicano Felipe Calderón a repatriação de Florence Cassez, de 34 anos.



Em coletiva de imprensa dada na quinta-feira (5) na Cidade do México, Calderón falou do caso de forma diplomática, mas não prometeu ceder em relação aos pedidos franceses.



O governante mexicano ressaltou que as vítimas de pelo menos quatro casos de sequestros identificaram à cidadã francesa como participante da quadrilha que cometera os crimes.



“Evidentemente essas provas têm um peso jurídico, não só no sistema mexicano, mas em qualquer sistema legal”, comentou Calderón. Mesmo assim, o presidente mexicano não descartou uma eventual transferência de Cassez a França.



O porta-voz do Palácio do Eliseu, Luc Chatel, afirmou que Paris nunca ocultou o fato de que o objetivo do governo e do presidente é “garantir a transferência de Florence Cassez”.



“Florence cumpriria de todas formas a condenação na França, ainda que com a perspectiva de receber em alguns anos a liberdade condicional”, comentou.